30/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Confira o calendário de atendimentos da Justiça Itinerante em Manaus

Publicado em 28 de junho, 2023

Confira o calendário de atendimentos da Justiça Itinerante em Manaus

A programação será aberta em 03 de julho, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste de Manaus. Foto: Chico Batata

O Núcleo de Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Amazonas divulgou nesta quarta-feira (28/06) a programação de atendimentos que será cumprida pelo serviço no segundo semestre deste ano, em Manaus. Conforme o calendário, as ações de atendimento serão levadas aos bairros Alvorada, Cidade Nova (duas vezes), Japiim, Parque 10 de Novembro e Zumbi, cobrindo as zonas Centro-Oeste, Norte, Sul, Centro-Sul e Leste de Manaus.

A primeira parada da unidade móvel da Justiça Itinerante será na área externa da Aldeias Infantis SOS Brasil-Manaus, que funciona na Av. Prof.ª Cacilda Pedroso, no bairro Alvorada. O atendimento ao público no local acontecerá já a partir do dia 03 de julho, até 04 de agosto, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

O juiz Alexandre Novaes, titular da 10.ª Vara do Juizado Especial Cível, ao qual o Núcleo da Justiça Itinerante está vinculado, reforça que os serviços ofertados gratuitamente na unidade móvel do TJAM abrangem questões como divórcio consensual; pensão alimentícia, dissolução de união estável (que exige duas testemunhas), ações de cobrança de até 20 salários mínimos e encaminhamento para emissão gratuita de 2.ª Via de Certidão de Registro Civil.

Os documentos necessários para atendimento na unidade móvel da “Justiça Itinerante” são o RG, o CPF e o comprovante de residência. Conforme o caso, é necessário também apresentar certidão de nascimento e duas testemunhas (divórcio); certidão de nascimento dos filhos (guarda e pensão alimentícia); comprovante de conta bancária (recebimento de pensão alimentícia); desconto em folha (os três últimos contracheques).

O juiz Alexandre Novaes salienta que, além do atendimento na capital, a Justiça Itinerante também continuará levando ações de atendimento a municípios da região metropolitana de Manaus neste segundo semestre, como ocorreu nos primeiros seis meses deste ano, com as ações sendo levadas a Manacapuru, Novo Airão, Silves, Itapiranga, Nova Olinda do Norte e Iranduba.

“Em Nova Olinda realizamos 1,8 mil atendimentos, uma das maiores demandas que já tivemos no interior do Estado, o que deixa a todos da equipe muitos felizes, pois a finalidade da Justiça Itinerante é exatamente contribuir para a facilitação do acesso da população, sobretudo das comunidades mais distantes ou ribeirinhas aos serviços do Poder Judiciário”, afirmou o juiz Alexandre.

Em Nova Olinda e nos demais municípios, as ações de atendimento ocorreram com o apoio da Prefeituras locais, dos fóruns das Comarcas e de outros órgãos com atuação na área social. “A colaboração das instituições parceiras, tanto nas comarcas do interior quanto na capital, tem sido de extrema importância para o êxito de nossas ações de atendimento, uma vez que o funcionamento da unidade móvel exige uma estrutura de apoio, que sempre é oferecida nos locais em que posicionados o ônibus em que nossas equipes trabalham”, destacou Novaes.

Atendimento atual

Ainda como parte do cronograma de ações do primeiro semestre, a Justiça Itinerante permanece atendendo, até sexta-feira (30/06) no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na Avenida Brasil, s/n.º, bairro de Santo Antônio, zona Oeste da capital, sempre no horário das 8h às 14h.

Mais informações sobre o “Programa Justiça Itinerante” podem ser obtidas por meio do telefone (92) 98459-6677 ou do e-mail: [email protected].

Confira a programação completa para o 2.º semestre

       DATAS          LOCAIS DE ATENDIMENTO                ENDEREÇOS
03/07 a 04/08/2023 Aldeias Infantis SOS Brasil – Manaus Av. Prof.ª Cacilda Pedrosa – Alvorada.
07/08 a 01/09/2023 Cetam Av. Marginal Esquerda, 28 – Cidade Nova.
04 a 29/09/2023 Ulbra Av. Carlos Drummond de Andrade – Japiim.
02/10 a 03/11/2023 Delegacia da Mulher Av. Recife, Bola do Eldorado – Parque 10.
06/11 a 01/12/2023 Pró-Menor Dom Bosco Av. Cosme Ferreira, 5.122 – Zumbi.
04 a 19/12/2023 Centro de Convivência Pe. Pedro Vignola Rua Gandu, 119 – Cidade Nova.

 

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.