
Vazamento dos nomes dos jurados invalida o processo, alega o bumbá
O boi-bumbá Garantido apresentou à Prefeitura de Parintins uma impugnação do processo de seleção dos jurados e dos julgadores selecionados para o Festival Folclórico de Parintins 2023. A razão, de acordo com a associação folclórica, foi o vazamento do nome de sete jurados selecionados para o festival, o que descumpre o edital de seleção e ameaça “a seriedade, isonomia e credibilidade do processo da escolha dos jurados”.
De acordo com o edital de seleção, o nome dos jurados selecionados só deve ser revelado quando eles já estiverem em Parintins. No entanto, a identidade de sete julgadores foi divulgada nas redes sociais bem antes da realização do Festival. A lista ‘vazada’ elenca os seguintes nomes: Paulo Borges, Eduardo Pereira, José Antonio, Neide Bittencourt, Fillipson Filipsen, Mateus Foster e Clark Mangabeira Macedo.
O Garantido alega que, com o vazamento dos nomes, o processo se tornou inválido. “O Bumbá Garantido perdeu a confiança e credibilidade que havia depositado na comissão de seleção, não mais a reconhecendo como legítima”, diz o pedido de impugnação.
O bumbá pede a invalidade do processo de seleção de jurados e uma reunião de máxima urgência para sortear novos nomes.
O processo
De acordo com o Garantido, a escolha dos jurados aconteceu no dia 8 de junho, na sala do prefeito de Parintins. Os representantes das associações foram proibidos de usar objetos eletrônicos ou materiais de anotação. Cada bumbá poderia vetar quatro jurados. Um notebook foi fornecido para que os representantes analisassem os jurados e fizessem os vetos.
Os vetos foram feitos, e a Comissão realizou o sorteio dos jurados. Havia uma lista impressa com o nome dos possíveis jurados com um dos membros da Comissão. Todo o material foi recolhido e lacrado após o processo de seleção.
O Garantido enfatiza que somente os membros da Comissão de escolha dos jurados tinham acesso à lista numérica nominal e impressa, bem como os nomes dos jurados selecionados.
Deixe um comentário