13/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Manaus é a primeira capital do país a inscrever plano de ação da Lei Paulo Gustavo

Publicado em 23 de maio, 2023

Manaus é a primeira capital do país a inscrever plano de ação da Lei Paulo Gustavo

Cidade vai receber mais de R$17 milhões para investir na cultura. 

A cidade de Manaus foi a primeira capital do país que teve seu plano de trabalho inscrito pela prefeitura, sábado, 20/5, na plataforma Transferegov, do Ministério da Cultura (Minc), para poder receber recursos e patrocinar projetos culturais pela Lei Paulo Gustavo (LPG). O cadastramento foi realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, relembrou que, durante o Seminário Municipal de Cultura, que contou com a participação de uma comitiva técnica do Ministério da Cultura (MinC), ouviu da secretária dos Comitês de Cultura do MinC, Roberta Martins, que Manaus, hoje, é um case de sucesso e exemplo para os demais municípios brasileiros.

“Fiquei muito feliz com as profalças da amiga e secretária Roberta Martins, porque, de fato, o nosso Conselho Municipal de Cultura (Concultura) trabalhou arduamente, nesse período de quase dois anos, para o cadastramento e aprovação do plano de ação, que habilitará a cidade para o recebimento dos recursos do Ministério da Cultura, via Lei Paulo Gustavo. Paralelo a isso, com a sanção do Plano Municipal de Cultura (PMC), pelo prefeito David Almeida, teremos mais intervenções culturais em toda Manaus”, disse.

Agora, o Minc está avaliando as informações contidas no plano de Manaus, para autorizar o município a receber os recursos provisionados no valor de R$ 17.634.820,05. “A agilidade no cadastramento de Manaus, junto ao Minc, é uma grande vantagem, pois estará entre as primeiras cidades a receber os recursos. Com isso, a cadeia produtiva da cultura em nossa cidade receberá um grande impulso, com oportunidade de trabalho e renda para os nossos artistas”, ressaltou o presidente do Concultura, Tenório Telles.

Até essa segunda-feira, 22/5, apenas quatro Estados haviam enviado seus planos de trabalho e, entre as capitais, somente Manaus.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.