23/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Greve de Uber e 99 causa transtornos a passageiros em São Paulo

Publicado em 15 de maio, 2023

Greve de Uber e 99 causa transtornos a passageiros em São Paulo

A greve deflagrada nesta segunda-feira (15/5) por motoristas de aplicativos de transporte, como Uber e 99, tem causado transtornos aos passageiros em São Paulo. Usuários reclamam nas redes sociais que as corridas estão mais caras e mais demoradas. A categoria pede reajuste de pagamento e melhores condições de trabalho.

Pela manhã, mensagens nos aplicativos informavam aos usuários sobre o tempo maior de espera e reflexos nos preços. Segundo Eduardo Lima de Souza, presidente da Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp), a adesão ao movimento chegou a 60% no início da manhã. Na hora do almoço, a situação estava normalizada.

“Em alguns horários da manhã, as plataformas ativaram a tarifa dinâmica de R$ 30 (o maior valor da categoria), o que não é comum para o período”, disse Eduardo. Esse tipo de tarifa é aplicado quando há muita demanda de passageiros, mas poucos carros para atender a região. A plataforma aumenta o valor da corrida para atrair mais motoristas.

Reivindicações

São três as principais reivindicações dos motoristas de aplicativo: corridas com valor mínimo de R$ 10 (na capital, o mínimo é R$ 5,62, mas em cidades do interior o valor pode ser de R$ 3,75); que o valor das demais corridas seja de R$ 2 por quilômetro rodado e R$ 0,30 por minuto; e que as taxas cobradas das empresas aos motoristas sejam reduzidas e fixas.

Um grupo de motoristas de aplicativos se reuniu no final da manhã na Praça Charles Miller para avaliar os resultados do movimento. A intenção é fazer uma carreata às 13h em direção ao Itaim Bibi, onde ficam associações do setor, e depois para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), ocasião em que pretendem entregar um documento aos deputados.

Procurada, a 99 informou que adotou soluções permanentes para aumentar os ganhos no app. “Foi a primeira plataforma a oferecer a Taxa Garantida, que assegura aos condutores a taxa máxima semanal de até 19,99% “, disse. “Também foi pioneira em iniciativas com o Adicional Variável de Combustível, um auxílio no ganho que aumenta sempre que o combustível sobe.”

A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), entidade que representa as empresas do setor, afirmou em nota que respeita o direito de manifestação. Informou, ainda, que as “empresas associadas mantêm abertos seus canais de comunicação com os motoristas parceiros, reafirmando a disposição para o diálogo contínuo, de forma a aprimorar a experiência de todos nas plataformas”.

Tags:

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.