Após invasão ao Ibama, deputada e influencer conseguem liberação de capivara

Após invasão ao Ibama, deputada e influencer conseguem liberação de capivara

Foto: Reprodução/Redes sociais

A deputada estadual Joana Darc e o influencer Agenor Tupinambá conseguiram retirar a capivara Filó do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Manaus, neste domingo (30). A guarda provisória do animal para o influencer foi determinada pela Justiça Federal. A liberação da capivara ocorreu após uma espera de quase três horas e uma invasão à sede do Ibama.

A confusão começou após a demora na liberação da capivara Filó pelo órgão ambiental. Em live nas redes sociais, a parlamentar relatou que esperava, desde as 8h de hoje, a liberação de Filó. Dezenas de manifestantes se reuniram em frente ao Ibama aguardando o momento. Após horas de espera, Joana e assessores invadiram a área do Cetas onde os animais são mantidos. A deputada alega que o Ibama tentava ganhar tempo para reverter a decisão judicial.

Antes do animal ser entregue ao tutor provisório, a deputada Joana chegou a gritar com servidores e seguranças do Ibama, e ameaçou agredir quem tocasse nela. “Eu sou autoridade”, disse ela diversas vezes durante a confusão. Agenor, que tem evitado se manifestar nas redes sociais, só apareceu na hora de preparar Filó para o transporte.

Outra alegação da deputada é que os servidores do Ibama “limparam” evidências de irregularidades no Cetas, identificadas durante fiscalização feita por Joana e equipe, autorizada ontem por uma liminar federal (29). Teriam sido encontrados vacinas e medicamentos vencidos, carne mal armazenada e outros problemas estruturais.

Joana Darc confrontou seguranças que guardavam local onde estava Filó

Toda a altercação foi registrada em lives nas redes sociais da deputada, que contou com mais de 50 mil espectadores online.

Agora, o animal vai ser transportado de volta para a propriedade de Agenor em Autazes (AM), onde deve permanecer até o fim do processo legal.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *