Capivara Filó permanece com influenciador, mas Ibama diz que vai averiguar o estado do animal

Capivara Filó permanece com influenciador, mas Ibama diz que vai averiguar o estado do animal

Foto: Reprodução

Os apoiadores do influenciador amazonense Agenor Tupinambá, que foi multado pelo Ibama pela exposição nas redes sociais da sua rotina com a capivara Filó, um animal silvestre, anunciaram nesta quinta-feira (20) a “vitória” no caso. A capivara vai permanecer, por ora, no local onde vive, na propriedade de Agenor em Autazes (AM).

No entanto, o Ibama esclareceu em nota que vai realizar diligência para averiguar o estado de saúde e condições dos animais em posse de Agenor, e que, a partir dos laudos técnicos, vai tomar as medidas legais cabíveis. A multa, avaliada em R$17 mil, não foi retirada.

O post de comemoração foi feito pelo deputado federal Felipe Becari (União-SP), que se uniu ao coro de solidariedade ao influenciador, ao lado de nomes como a deputada amazonense Joana Darc (UB) e do vereador Rodrigo Guedes (Republicanos).

O órgão ambiental disse em nota que autuou Agenor por quatro motivos: a morte de uma preguiça-real, confirmada por Agenor; prática de maus-tratos contra animal silvestre (preguiça real); uso de espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão de autoridade competente (capivara e papagaio); e exploração da imagem de animal silvestre mantido em situação de abuso (capivara) e irregularmente em cativeiro.

Veja também
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jana Baumgartner disse:

    Animal silvestre não e Pet. A exposição dos animais esta sendo prática recorrente por vários exploradores como neste caso deste influenciador o “Agenor”
    esperamos que os órgãos de fiscalização e controle sejam atuantes, legitimados, revigorados por nosso reconhecimento.
    Funcionários destes órgãos trabalham muito e em condições precárias, enfrentam o autoritarismo do patriarcado (minoria abastada) de plantão que sempre querendo submeter a todos e até mesmo as leis, vivem tentando reverter tudo a seu modo e gosto.
    A natureza, os seres vivos, incluindo outros humanos menos favorecidos socioeconômicamente e animais.
    Fortalecemos as Instituições Brasileiras que defendem a vida.

  2. Diens disse:

    Esses órgão ambientais deveriam e tomo vergonha na cara sobre essa questão em quanto fica querendo rouba dinheiro das pessoas que tentado preseva a amazônia bando de safados .
    Em quantos isso existe milhares matandos a fauna amazonica pra vende enchendo frizzes em todos os ramais como exemplo das zfs aqui no município do rio preto da eva.um episódio acorrido aqui na zf7-b um porca javali tinha terminado de da a luz a um filhote estava cortando o cordão anbilical pois foram lá e mataram.levaram o filhote criaram depois mataram esse e outro piores massacre da nossa fauna por todos os lados .Eu perqunto cadê o Ibama ,cadê o ipam bando de corruptos assim como todos os órgão e suas politicas.

  3. Mônica disse:

    Cara Jana acho que você deveria se informar melhor, pois os caros colegas” do Ibama não são em nada atuantes, a não ser que lhes interesse ou beneficie de alguma forma. Que ” resgate estúpido é esse de um animal que tem todos os cuidados? E os que realmente precisam, não recebem auxílio. Eu mesma já cansei de pedir ajuda para órgãos que se diz ser os competentes, tendo inclusive provas na época gravadas de crime ambiental, não cumprimento de legislação ( animais rurais em área urbana), mais tratos e, tô até sentada esperando, pois a única resposta que tive foi: nenhuma. Vamos parar de por véus sob os olhos pois sabemos que as leis neste país somente são cumpridas para interesses próprios… Por isso abandonei o Brasil. Porque meu pais é lindo mas seu povo e políticos são seres dispensáveis de existirem…