31/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Crescem rumores de Braga no Ministério das Minas e Energia, mas Renan afirma que ‘não há possibilidade’ dele ocupar pasta do PMDB

Publicado em 17 de janeiro, 2014

São fortes os rumores de que o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) iria para o lugar do ministro Édson Lobão, no Ministério das Minas e Energia. A “notícia” chegou a ser divulgada na mídia nacional. Hoje (17/01), o blog pediu a interlocutores do líder do PMDB no Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), para ouvi-lo sobre isso. A síntese do diálogo é contundente: “Ele diz que ‘não há possibilidade’ de Braga ir para Minas e Energia. Braga nem mostra interesse. Acho que é porque sabe que não tem chance”.

O Ministério das Minas e Energia, que já foi ocupado pela presidente Dilma Rousseff, é da cota pessoal do presidente do Senado, o ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP), a quem, o Brasil inteiro sabe, o ministro Édson Lobão é estreitamente ligado. O próprio Braga disse a repórteres, também hoje, que Lobão não vai deixar a pasta.

O PMDB está buscando mais ministérios para a sigla, que já tem cinco (Minas e Energia, Previdência, Agricultura, Turismo e Aviação Civil), mas tem encontrado dificuldades com a presidente. O “loteamento” do que vier ou as mudanças que ocorrerem terão que passar, necessariamente, pela cúpula do partido, em cujo topo estão Sarney e Renan.

Uma questão de fundo se impõe, ao mesmo tempo, bem nos olhos do eleitorado amazonense: o Ministério das Minas e Energia é ineficiente e Lobão um ministro que não atende às necessidades do Brasil no setor. Basta ver como, mesmo com o investimento bilionário feito no abastecimento de energia no Amazonas, os apagões continuam.

Hoje (17/01), com um pisca-pisca contínuo no bairro da Praça 14, o sistema de backup de energia da maternidade Balbina Mestrinho não conseguiu dar conta da demanda e dez crianças tiveram que ser transferidas às pressas para outras unidades. Elas estavam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatais e ficariam sem chances de sobrevivência no apagão.

Enquanto isso, em Brasília, os caciques brigam por cargos, sem nenhuma preocupação com a finalidade original do serviço público: servir ao público, à Nação.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.