06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Wilson Lima ganha o PP, tira Marcos Rotta e nomeia a executiva regional do partido

Publicado em 16 de março, 2023

Wilson Lima ganha o PP

Wilson Lima ganha o PP e indica Rodrigo de Sá (à direita) como presidente

O governador do Amazonas, Wilson Lima, acaba de demonstrar que jogará pesado nas eleições para prefeito, ano que vem. Na prática, Wilson assume o comando do Partido Progressista (PP), no Amazonas. O atual presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Rodrigo de Sá Barbosa, aliado do governador, deixa o Partido Liberal (PL) e assume a presidência estadual do PP.

O movimento se explica pela proximidade da junção da Federação Partidária União Brasil, onde está o governador, com o próprio PP. O comando do partido no Amazonas estava, até então, com o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta. Rotta acabou de ser nomeado secretário da Casa Civil da Prefeitura de Manaus. Ocupará o papel de articulador do prefeito David Almeida, junto à Câmara Municipal.

Wilson teve alguma dificuldade em se locomover no interior do Estado, durante a campanha da reeleição. Daí parece vir a decisão de atuar mais firmemente, nos Municípios onde enfrentou dificuldades, durante a eleição de 2024.

 

Articulação

O governador conseguiu a mudança no comando do PP-AM em conversas com o presidente nacional da sigla, o senador Ciro Nogueira (PP-PI). Isso mostra que as constantes viagens a Brasília, além dos encontros com o presidente Lula e ministros, renderam outros frutos.

O ato de nomeação de Rodrigo de Sá e o restante da executiva provisória foi entregue hoje (16/03), no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A validade do mandato é até 11/09 deste ano. O que significa que ainda haverá mais negociação.

 

O presidente

Rodrigo de Sá é considerado um dos dirigentes de autarquias mais próximos de Wilson Lima. Ele dirige o Detran-AM desde o primeiro mandato do governador e só se afastou para concorrer a deputado federal, ano passado. Foi o terceiro do PL, do presidente Jair Bolsonaro, com 11.833 votos.

O presidente da executiva provisória é delegado de polícia Civil (2011), bacharel em Direito pela Ufam e pós-graduado em Direito Público, Gestão Pública, Direito Penal e Processo Penal. É vice-presidente dos Detrans da Região Norte e da Associação Nacional dos Detrans, onde ainda ocupa o Conselho Fiscal.

CLIQUE AQUI PARA LER O ATO DA EXECUTIVA NACIONAL DO PP.

CLIQUE AQUI PARA LER A LISTA COMPLETA DOS COMPONENTES DA EXECUTIVA PROVISÓRIA DO PP-AM.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.