
Foto: Divulgação
“O acender das luzes é o renascer da esperança de dias melhores, em 2023”. A frase é da pedagoga Nil Ribeiro, de 48 anos, ao descrever a sensação de ver as luzes acesas da programação do “O Mundo Encantado do Natal”, que teve início, na noite de sábado (26/11), com a inauguração da árvore de 30 metros no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus.
“É a primeira vez que nós viemos aqui prestigiar depois de dois anos de pandemia. Estou em êxtase. A minha família toda reunida depois de tudo o que a gente passou é um misto de tudo. Felicidade, alegria, tudo. Família é a base de tudo”, destacou Nil. Ela era uma das 20 mil pessoas presentes na noite de estreia da programação, acompanhada do esposo, Manoel Ribeiro, com quem é casada há aproximadamente 30 anos.
“É uma comemoração que todo ano a gente espera, mais um aniversário de Jesus. Nós estamos mais alegres. Já passamos por bastante dificuldades, dois anos aí [pandemia]. Tudo isso tem a ver com o nascimento de Jesus Cristo, nosso Senhor”, acrescentou o consultor de vendas Manoel, 58.
A abertura da programação foi realizada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima. “A gente fez uma programação muito interessante aqui no Largo de São Sebastião e também lá dentro do Teatro Amazonas. Todos os dias nós teremos programação. Toda a estrutura está montada, está tudo preparado para que a gente possa receber aqui as famílias, receber as crianças para tirarem foto na árvore, para passear pelo Largo de São Sebastião”, disse o governador.
A expectativa para este ano é dobrar o número de público em relação ao ano passado; e alcançar 1,2 milhão de público nas ações no Centro de Manaus, bairros e municípios durante mais de 40 dias de programação, que segue até o dia 6 de janeiro de 2023. O evento tem a coordenação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).
Emitido na Galeria Amazônia, rua Costa Azevedo, Largo de São Sebastião, o Passaporte Natalino é uma novidade desta edição. No ponto de emissão, a criança faz a foto 3×4 e imprime gratuitamente para fixar no passaporte. Nele, estão relacionados 12 pontos do circuito de Natal que, após visitação, recebe um carimbo, como uma forma de colecionar lembranças.
Outra novidade é a Casa do Biscoito, montada na Casa das Artes, rua José Clemente, Largo de São Sebastião. O espaço é voltado para crianças de 1 a 5 anos de idade, reservado para atividades lúdicas e oficinas criativas, recebeu em duas sessões 144 pequeninos, com os familiares. As crianças participaram de oficinas para decorar biscoitos natalinos, confecção de enfeites, passaram pelo salão cultural com apresentações artísticas e atividades sensoriais.
A visitação acontece por agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), com novas vagas liberadas semanalmente. O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 17h às 21h.
Sucesso no ano passado, a Fábrica do Papai Noel retornou ao Centro Cultural Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, Centro, e abriu sessões extras na noite de estreia. O local tem uma ambientação repleta de magia, com o trono do Papai Noel, sala com as embalagens dos presentes e pedidos das crianças, montagem das árvores natalinas e a sala dos sonhos com música e projeção de imagens.
As visitas são agendadas on-line (cultura.am.gov.br), com novas vagas liberadas semanalmente. O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 17h às 21h.
Ocupando a rua José Clemente, Largo de São Sebastião, a feira reúne 16 barracas e beneficia mais de 90 expositores, que trabalham em forma de rodízio semanal. Artesanato tradicional e amazônico, gastronomia, decoração, artes visuais, moda e outros segmentos, estão entre os atrativos. O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 17h às 21h.
A exposição do artista plástico amazonense Jair Jacqmont que reuniu 28 obras com temática religiosa também foi um sucesso. Com entrada gratuita, a estreia contou com um público de mais de 450 pessoas. O espaço tem entrada gratuita e funciona de terça-feira a domingo, das 17h às 20h.