30/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ucrânia cerca milhares de soldados russos na cidade de Lyman

Publicado em 01 de outubro, 2022

Ucrânia cerca milhares de soldados russos na cidade de Lyman

A Ucrânia cercou milhares de soldados russos na cidade de Lyman, neste sábado (1º), no leste do país, em um local crítico para Moscou, em uma operação que ainda está em andamento, informou um porta-voz militar ucraniano.

A captura da cidade, que a Rússia usou como centro logístico e de transporte para suas operações no norte da região de Donetsk, seria um grande revés para o plano do Kremlin de tomar toda a região industrial de Donbass.

“O agrupamento russo na área de Lyman está cercado”, disse Serhii Cherevatyi, porta-voz das forças do leste da Ucrânia.

“Lyman é importante porque é o próximo passo para a libertação do Donbass ucraniano. É uma oportunidade de ir mais longe até Kreminna e Sievierodonetsk, e é muito importante psicologicamente”, continuou.

As forças russas em Lyman totalizaram cerca de 5.000 a 5.500 soldados, mas o número de tropas cercadas pode ter caído por causa de baixas e alguns soldados tentando escapar do cerco, disse Cherevatyi.

Ele disse que as tropas russas estão montando tentativas malsucedidas de romper o cerco.

“Alguns estão se rendendo, têm muitos mortos e feridos, mas a operação ainda não acabou”, completou.

Tags: ,

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.