04/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Mais de 40% das mulheres já tiveram o corpo tocado sem consentimento, aponta pesquisa

Publicado em 12 de setembro, 2022

Mais de 40% das mulheres já tiveram o corpo tocado sem consentimento, aponta pesquisa

Levantamento feito pelo Instituto Patrícia Galvão apontou que 45% das mulheres já tiveram seu corpo tocado sem consentimento em local público. No entanto, apenas 5% dos homens admitem que já realizaram o ato.

Feita em parceria com o Ipec e com a Uber, a pesquisa “Percepções sobre controle, assédio e violência doméstica: vivências e práticas” ainda apontou que 41% das mulheres já foram xingadas ou agredidas por dizerem não a uma pessoa interessada nelas. A pesquisa na íntegra pode ser lida aqui.

Mais de 90% das pessoas entrevistadas avaliam de forma positiva a Lei Maria da Penha, que completou 16 anos de vigência em 2022.

Apesar disso, 89% concordam que os homens que agridem as parceiras sabem que isso é crime, mas não acreditam que serão punidos. O mesmo percentual avalia que os homens que praticam essa violência não costumam receber as punições devidas. Para 76% dos entrevistados, a polícia e a justiça no Brasil tratam a violência doméstica contra mulheres como um assunto pouco importante.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.