12/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Projeto ‘Lugares Que O Dia Não Me Deixa Ver’ chama a atenção para a arquitetura e o turismo de Manaus

Publicado em 08 de setembro, 2013

Nesta segunda-feira (09) é a vez das iluminações serem as protagonistas do segundo dia da 2ª edição do projeto ‘Lugares Que O Dia Não Me Deixa Ver’, realizado pela Cia. de Ideias, em parceria com o Ponto de Cultura Casarão de Ideias. Neste dia, das 18h às 22h, três casarões antigos – localizados cada um respectivamente na Avenida Eduardo Ribeiro (em frente ao Ideal Clube), na Rua Ferreira Pena (esquina com a Monsenhor Coutinho) e na Avenida Epaminondas (ao lado do Laboratório de Análises Clínicas Dr. Costacurta) – receberão simultaneamente o banho de luz cênica.

O prédio antigo da Santa Casa ganha iluminação especial.

O prédio antigo da Santa Casa ganha iluminação especial. Foto João Fernandes/Divulgação

A 2ª edição do projeto, que contou em seu primeiro dia (02) com uma mostra fotográfica do grupo ‘A Escrita da Luz’ em frente à Santa Casa de Misericórdia, terá em seu segundo dia apenas as luzes como único e principal elemento a cobrir o entorno dos casarões. Tudo porque o enfoque da segunda semana é chamar a atenção, exclusivamente, para cada lugar em específico, de acordo com João Fernandes, idealizador do projeto.

“Resolvemos trabalhar exclusivamente com a iluminação nesta semana porque agora é a vez de chamar a atenção, unicamente, para os lugares. Para que eles assumam o protagonismo. Semana passada abrimos espaço para a mostra fotográfica, nas próximas semanas, abriremos para a dança e o teatro. Mas nesta segunda (09) é dia de revisitar o sentimento de nostalgia, de ‘velar’ cada casarão, onde cada um é de suma importância para a história de Manaus”, pondera Fernandes.

Cada avenida situa-se próxima uma da outra, para incitar o passeio e facilitar o acesso da população aos três lugares, ressalta João. “Escolhemos os lugares para lidarmos com as diversas formas de andar e ver estes locais. Por isso, os casarões selecionados localizam-se em ruas paralelas às outras, o que acabará interligando o trajeto, levando cada pessoa a visitar os outros lugares. Alertando para, além da exaltação do patrimônio, para a arquitetura e para o turismo”, explica o organizador.

O ‘Lugares Que O Dia Não Me Deixa Ver’ acontecerá durante as segundas-feiras do mês de setembro (dias 02, 09, 16, 23 e 30), sempre a partir das 18h. O projeto, que ‘iluminou’ na edição passada apenas quatro lugares – entre eles o Relógio Municipal, o Complexo da Booth Line e o antigo Cabaret Chinelo –  abrangerá nesta temporada 15 locais. Além dos casarões nas Avenidas Eduardo Ribeiro, Ferreira Pena e Epaminondas, as Praças da Matriz e Tenreiro Aranha, o Palacete Nery e o Porto de Manaus também serão iluminados.

Sobre o projeto

A ação tem como principal premissa despertar a atenção da população e autoridades para a preservação e revitalização do patrimônio histórico da cidade, por meio de técnicas de iluminação cênica – cujo efeito reaviva traços e formas de edifícios – e intervenções artísticas em frente às construções abandonadas e com valor histórico na capital amazonense. A 1ª edição do projeto foi realizada em 2012.

Serviço

O que é: Segundo dia do projeto ‘Lugares Que O Dia Não Me Deixa Ver’

Quando: Segunda-feira (09)

Onde: Avenida Eduardo Ribeiro (em frente ao Ideal Clube), Rua Ferreira Pena (esquina com a Monsenhor Coutinho) e na Avenida Epaminondas (ao lado do Laboratório de Análises Clínicas Dr. Costacurta)

Horário: Das 18h às 22h

Veja mais notícias em Destaques

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.