
Foto: Divulgação
Neste sábado (4), o Ministério da Saúde divulgou nota técnica por meio da qual recomenda a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid para pessoas acima de 50 anos. O anúncio foi feito na quinta-feira (2) pelo titular da pasta, Marcelo Queiroga.
A quarta dose do imunizante só havia sido recomendada para o público de 60 anos ou mais e imunossuprimidos. Mesmo assim, algumas cidades já haviam tomado a decisão de aplicar a vacina em maiores de 50 anos.
De acordo com a nota técnica, apesar de haver poucos dados sobre o tamanho do benefício da quarta dose, o aumento nos casos de Covid-19 pelo país justifica a estratégia de ampliar a aplicação desse reforço.
“Embora existam, até o momento, poucos dados em relação à magnitude e duração do benefício de uma segunda dose de reforço com vacinas Covid-19, diferentes estratégias de vacinação devem ser utilizadas com base na situação epidemiológica e na disponibilidade de vacinas. O surgimento de novas variantes de preocupação e tendência de aumento do número de casos de Covid-19, também devem ser considerado, sobretudo para recomendações a grupos mais vulneráveis e expostos”, afirma a nota.