28/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Biden receberá líderes da Suécia e Finlândia na Casa Branca

Publicado em 17 de maio, 2022

Biden receberá líderes da Suécia e Finlândia na Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, receberá na quinta-feira (19) a primeira-ministra da Suécia e o presidente da Finlândia na Casa Branca, em uma importante demonstração de apoio dias depois que os dois países anunciaram que procurariam se juntar à Otan.

Os líderes devem discutir os pedidos de entrada da Finlândia e da Suécia na Otan, a segurança europeia e o apoio à Ucrânia em meio à invasão da Rússia, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, em um comunicado.

Ambos os países estão procurando se juntar à aliança militar depois que o ataque da Rússia à Ucrânia provocou novas preocupações de segurança em toda a região. Suas tentativas históricas de ingressar na Otan representam uma evolução dramática na segurança e na geopolítica europeias.

Os Estados Unidos e outros líderes da aliança expressaram apoio à adesão da Finlândia e da Suécia à aliança militar. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que o país “apoiaria fortemente” suas aplicações na Otan.

Tanto a Finlândia como a Suécia já cumprem muitos dos requisitos para ser membro da aliança, que incluem ter um sistema político democrático funcional baseado numa economia de mercado; tratar as populações minoritárias de forma justa; comprometer-se a resolver conflitos pacificamente; a capacidade e vontade de fazer uma contribuição militar para as operações da Otan; e comprometer-se com as relações e instituições democráticas civis-militares.

Resistência

Mas a medida foi recebida com resistência por Rússia e Turquia. O presidente russo, Vladimir Putin, disse na segunda-feira (16) que a entrada da Finlândia e da Suécia na Otan não criaria uma ameaça à Rússia, mas a “expansão da infraestrutura militar neste território certamente causará nossa resposta”.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse em um comunicado que a Rússia “será forçada a tomar medidas de retaliação, tanto de natureza militar-técnica quanto de outra natureza, a fim de impedir as ameaças à sua segurança nacional que surgem a esse respeito”.

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse esta semana que não aprovaria a adesão da Suécia e da Finlândia à Otan e que as delegações das nações não deveriam se incomodar em ir à Turquia para tentar convencer seu governo a aprovar a adesão.

A reunião acontece no mesmo dia em que o presidente deve partir para Seul, na Coreia do Sul, para sua primeira viagem à Ásia como presidente. Também está programado que Biden vá ao Japão durante a viagem.

A viagem de quatro dias à Ásia pretende ressaltar o compromisso de Biden com a região, mesmo com a atenção internacional voltada para a crise na Ucrânia. Mas também ocorre quando Biden procura manter os EUA e seus aliados unidos contra a guerra não provocada da Rússia na Ucrânia em meio a crescentes baixas civis e intensificação dos combates.

Países

A Finlândia e a Suécia entregarão sua solicitação à Otan na quarta-feira (18), disse a primeira-ministra sueca Magdalena Andersson durante uma entrevista coletiva conjunta com o presidente finlandês Sauli Niinistö em Estocolmo.

“A democracia venceu”, disse Niinistö.

“Toda esta primavera foi um triunfo para a democracia na Finlândia”, disse ele, referindo-se ao apoio esmagador que a candidatura finlandesa à aliança recebeu hoje no parlamento e ao apoio entre o povo finlandês.

“A Suécia também espera cooperar com a Turquia dentro da Otan”, disse Andersson, em referência aos comentários do presidente turco contra a entrada dos países no bloco militar.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.