07/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Músicos franceses ministram oficina sobre como re-musicalizar um trecho de filme, no Casarão de Ideias

Publicado em 16 de maio, 2022

A oficina “Criação de som em torno do filme-concerto” será ministrada por Jérôme Lopez e Xavier Garcia, que fazem parte da companhia Arfi. Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (18), às 9h, o espaço cultural Casarão de Ideias, localizado na rua Barroso, 279, bairro Centro, em parceria com a Aliança Francesa, abre suas portas para receber a oficina “Criação de som em torno do filme-concerto”, que será ministrada pelos músicos franceses Jérôme Lopez e Xavier Garcia. As inscrições podem ser feitas em um link disponível no Instagram do local (@casaraodeideias).

Em turnê pelo Brasil, os músicos fazem parte da companhia Arfi, uma associação de músicos profissionais sediada em Lyon desde 1977, e que representa uma das histórias de sucesso coletivo do cenário do jazz europeu.

Com apenas 20 vagas, a oficina busca sons para re-musicalizar um pedaço de filme, proporcionando assim uma espécie de loop musical. De acordo com a dupla, a atividade é perfeita para um público mais jovem.

Exibições

Antes da oficina, nesta terça-feira (17), a partir das 20h, no Largo São Sebastião, com entrada gratuita, Jérôme Lopez e Xavier Garcia farão intervenções sonoras nas exibições de dois filmes-concertos: “Metropolis” e “Steambot”, os quais terão suas trilhas sonoras tocadas ao vivo.

“Steamboat”, de Charles Reisner, é um filme mudo estadunidense de 1928, do gênero comédia de ação. Dois barqueiros disputam passageiros no River Junction: o capitão William Canfield e o poderoso John James King. Um dia, o filho de William chega à cidade e apaixona-se por Marion King, a filha do rival.

Já “Metropolis”, ícone do cinema mundial e marco de expressionismo alemão, do diretor alemão Fritz Lang, de 1927, representa um mundo imaginário onde a sociedade está dividida entre a cidade subterrânea, composta principalmente de escravos, e a elite, que vive em uma cidade paradisíaca.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.