06/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

ONU: Mais de 8 milhões de pessoas estão deslocadas internamente na Ucrânia

Publicado em 10 de maio, 2022

ONU: Mais de 8 milhões de pessoas estão deslocadas internamente na Ucrânia

Mais de oito milhões de pessoas foram deslocadas internamente na Ucrânia, de acordo com o último relatório da Organização Internacional para as Migrações (OIM), uma agência das Nações Unidas.

Mais de 18%, ou quase uma em cada cinco pessoas, da população da Ucrânia antes da guerra está agora deslocada internamente, disse o 4º Relatório de Deslocamento Interno da Ucrânia, publicado nesta segunda-feira (9).

“As necessidades dos deslocados internos e de todos os afetados pela guerra na Ucrânia estão crescendo a cada hora”, disse o diretor-geral da OIM, António Vitorino, nesta terça.

A última pesquisa, realizada entre 29 de abril e 3 de maio, constatou que 63% dos deslocados internos são mulheres.

Mais de 50% das famílias deslocadas têm filhos, 55% incluem membros idosos e mais de 30% têm pessoas com doenças crônicas, segundo a pesquisa.

Com mais de 5,9 milhões de refugiados que deixaram a Ucrânia para viver em países vizinhos, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, um total de pelo menos 13,9 milhões de pessoas foram deslocadas desde o início da invasão russa no final de fevereiro.

Milhares de mortos a mais

Milhares de civis foram mortos na Ucrânia durante quase onze semanas de guerra além do número oficial de mortos da ONU de 3.381, disse a chefe da Missão de Monitoramento de Direitos Humanos da ONU no país, Matilda Bogner, nesta terça-feira (10).

“Estamos trabalhando em estimativas, mas tudo o que posso dizer por enquanto é que são milhares a mais do que os números que demos anteriormente a vocês”, disse Matilda Bogner em entrevista coletiva em Genebra, quando questionada sobre o número total de mortes e lesões.

“O grande buraco negro é realmente Mariupol, onde tem sido difícil que tenhamos acesso totalmente e obter informações totalmente corroboradas”, acrescentou, referindo-se à cidade portuária no sudeste da Ucrânia que viu os combates mais pesados ​​da guerra.

A equipe da ONU, que inclui 55 monitores na Ucrânia, disse que a maioria das mortes ocorreu pelo uso de armas explosivas com uma ampla área de impacto, como mísseis e ataques aéreos.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.