25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governador anuncia a instalação de 10 novos leitos de UTI em Tabatinga

Publicado em 21 de abril, 2022

Governador anuncia a instalação de 10 novos leitos de UTI em Tabatinga

O governador Wilson Lima anunciou, durante visita a Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) na quarta-feira (20/04), a instalação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município, que será o terceiro do interior a oferecer serviços de saúde de alta complexidade. O anúncio foi feito durante inauguração da Sala de Situação, que aumentará a vigilância em saúde na tríplice fronteira.

De acordo com o governador, o investimento do Estado para a implantação dos leitos de UTI será de R$ 16 milhões, oriundos do Banco do Brasil. A estrutura será montada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tabatinga, que passará por obras para receber os novos leitos, ampliando o centro cirúrgico e o número de leitos para adultos e materno-infantil.

“Nós estamos trazendo algo que é inédito para o Alto Solimões, que é a implantação de UTIs. São as primeiras UTIs dessa região. Nós já inauguramos lá no município de Parintins, ali no Baixo Amazonas; vamos inaugurar agora, nos próximos 30 dias, no Médio Solimões, que é lá em Tefé”, anunciou Wilson Lima. A previsão de inauguração das UTIs em Tabatinga é para julho deste ano.

Leitos

Além da readequação do hospital e da maternidade, será construído no complexo um prédio anexo para funcionamento da área administrativa. A contratação dos projetos e da obra será realizada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC).

Investimentos – A descentralização dos serviços assistenciais, com a instalação de leitos de UTI no interior, começou pelo município de Parintins e o Governo do Amazonas já deu início às obras de adaptação para instalação dos leitos em Tefé. A implantação está prevista no Saúde nas Calhas, projeto do Programa Saúde Amazonas.

O objetivo é estruturar as unidades de saúde fora de Manaus e atuar na regionalização de cinco polos: Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Tefé, que vão fortalecer a rede de saúde para reduzir o deslocamento de pacientes para a capital Manaus e dar condições de assistência nessas cidades.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), desde 2019 o município de Tabatinga já recebeu R$ 4,1 milhões do Fundo de Turismo, Infraestrutura e Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI). Também foram enviados R$ 4,9 milhões em medicamentos e insumos, além de 273 equipamentos entre aparelhos de ultrassonografia, raio-x, eletrocardiógrafo, usina e concentradores de oxigênio.

Sala de Situação

Em Tabatinga, o governador Wilson Lima também inaugurou a Sala de Situação do Alto Solimões, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O local aumentará a vigilância em saúde na área da tríplice fronteira entre Peru, Colômbia e Brasil.

A nova sala foi estruturada com equipamentos de informática de alta performance, aplicativos de análise de dados e conexão à internet. A equipe é formada por responsável técnico da FVS-RCP, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga e profissionais de saúde da Colômbia e do Peru.

Participaram da inauguração o secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, e a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.