08/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Dos mais de 1,2 mil candidatos inscritos, 445 faltaram à prova do concurso do TJAM para juiz

Publicado em 17 de julho, 2013

Dos 1.259 candidatos inscritos no concurso do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para o cargo de juiz substituto, 445 não compareceram aos locais de prova nesta quarta-feira (17/07): dos 449 candidatos esperados no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, 159 faltaram. E no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), onde 810 fariam prova, 286 não compareceram.

Os números estão dentro do esperado pela Comissão dos Concursos do TJAM. Os portões das escolas fecharam, pontualmente, às 13h00, e a abertura dos malotes com as provas foi acompanhada por dois candidatos, representantes da Comissão dos Concursos Público do TJAM e da Fundação Getulio Vargas (FGV Projetos), instituição responsável pela realização do concurso.

No IEA, o movimento foi tranqüilo. “Estamos aqui para confirmar, na presença da imprensa, que tudo está sendo feito com a maior lisura possível. Fizemos a abertura dos malotes, que possuem chave eletrônica e que só permitem a sua abertura exatamente no horário determinado pela instituição realizadora do concurso”, afirmou o presidente da comissão, desembargador Aristóteles Lima Thury. “Aproveito para desejar boa sorte a todos os candidatos”, acrescentou.

“É com grande alegria que estamos presenciando a realização desse concurso, depois de quase nove anos do último certame promovido pelo Tribunal para o cargo de juiz substituto. Eu, como presidente deste Poder, desejo aos candidatos aprovados no concurso que possam desenvolver uma carreira brilhante na magistratura, com grande respeitabilidade, honradez e prudência no trato da sua judicatura”, declarou o presidente do TJAM, desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa.

Candidatos de todas as regiões do Brasil

A oportunidade de ser um magistrado no Amazonas despertou o interesse de mais de 1,2 mil candidatos em todo o Brasil. Diego Barbosa veio de São João da Boa Vista, interior de São Paulo, para tentar uma das 31 vagas para o cargo de juiz substituto do Tribunal de Justiça do Estado.

Segundo ele, mesmo sabendo que o aprovado vai trabalhar em Comarcas distantes da capital, o que está em jogo é a vocação para a magistratura. “O que é importante é a vontade de exercer a profissão e se sedimentar no cargo. Estou me preparando há dois anos. Lógico que um candidato pode se preparar durante um tempo maior, mas é a média. Acredito que tenho condições de ser aprovado, mas a concorrência é grande”, afirmou Diego Barbosa.

Este certame tem candidatos de várias cidades brasileiras, a maioria de Manaus (AM), Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Belém (PA), Porto Velho (RO), São Paulo (SP), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Recife (PE).

Os candidatos se submeteram à prova objetiva com cem questões de múltipla escolha, dividida em três blocos: 40 questões do Bloco I (Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente, e Registros Públicos); 30 questões do Bloco II (Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Eleitoral e Legislação do Estado do Amazonas); 30 questões do Bloco III (Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental, Direito Administrativo e Língua Portuguesa).

Os candidatos disputam 31 vagas para os cargos de juiz, sendo três delas reservadas à pessoa com deficiência, como prevê a legislação. A remuneração do cargo de juiz de Direito substituto é de R$ 19.535,27. A publicação do gabarito provisório da prova objetiva do concurso para juiz está prevista para o dia 19 de julho. O prazo para interposição de recursos contra o gabarito é de 22 a 23 de julho. O resultado final da prova objetiva será conhecido no dia 14 de agosto.

SERVIÇO:

Endereço eletrônico da FGV Projetos para consulta sobre o gabarito preliminar:

http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/tjam13/nivel-superior

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.