16/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Negociador ucraniano diz que nova reunião entre Rússia e Ucrânia será na segunda

Publicado em 05 de março, 2022

Negociador ucraniano diz que nova reunião entre Rússia e Ucrânia será na segunda

Rússia e Ucrânia realizarão uma terceira rodada de negociações na segunda-feira (7) sobre o fim de bombardeios contra o vizinho russo, disse o negociador ucraniano David Arakhamiya em um post no Facebook neste sábado (5), sem fornecer mais detalhes. A Rússia ainda não se manifestou sobre a nova data.

Na quinta-feira (3), os lados concordaram em abrir corredores humanitários para permitir que civis saíssem de algumas zonas de combate, embora tenha ocorrido atrasos na implementação.

Após o segundo encontro de negociações na quinta entre Rússia e Ucrânia terminar sem acordo, os países concordaram com os corredores humanitários –locais que não seriam alvos de ataques russos e serviriam para a passagem de refugiados e recursos. Neste sábado houve tentativa de retirada dos civis das cidades de  Volnovakha e ambas no sudeste da Ucrânia.

Leste Europeu

As rodadas para debaterem o cessar-fogo da guerra que acontece desde 24 de fevereiro no Leste Europeu.

“Discutimos exaustivamente três pontos – militar, internacional e humanitário, e o terceiro é uma questão de uma futura regulação política do conflito. Ambas as posições são claras e escritas. Conseguimos chegar a um acordo sobre alguns deles, mas o principal sobre o qual chegamos a um acordo hoje foi o resgate de civis que se encontravam em uma zona de confronto militar”, declarou o chefe da delegação russa, Vladimir Medinsky.

“Os ministérios de defesa russo e ucraniano concordaram em fornecer corredores humanitários para civis e em um possível cessar-fogo temporário em áreas onde a evacuação está acontecendo”, continuou.

As negociações são feitas por uma equipe diplomática russa e uma ucraniana e tentam garantir que o cessar-fogo na Bielorrússia. De acordo com a agência AFP, o exército russo vai criar um corredor de segurança para os diplomatas ucranianos.

Vladimir Putin enviou cinco homens e Volodymyr Zelensky mandou seis. Os 11 estarão sentados à mesa para tentar chegar a um acordo. Entre os escolhidos, estão um político que se viu envolvido num escândalo sexual, um conselheiro que acredita que os russos têm um cromossomo a mais, um advogado famoso, um poliglota e um político que gosta de aparecer usando boné.

Tags: ,

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.