24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Alemanha e Itália apoiam endurecimento de sanções contra Rússia

Publicado em 24 de fevereiro, 2022

Alemanha e Itália apoiam endurecimento de sanções contra Rússia

A ministra alemã dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock, disse hoje (24) que Berlim e os aliados da Alemanha vão aplicar “sanções mais severas” contra a Rússia. Itália, Macedônia do Norte e República Tcheca condenaram também a operação militar contra a Ucrânia.

“Vamos coordenar posições no âmbito da União Europeia (UE), da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e do G7 e vamos lançar um pacote completo de sanções mais severas”, disse Annalena, acrescentando que as medidas podem ter “efeitos” na economia alemã

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, qualificou o ataque russo contra a Ucrânia de “injustificado e injustificável”, destacando que a UE e a Otan vão trabalhar em uma resposta imediata.

“A Itália está ao lado do povo e das instituições ucranianos neste momento dramático. Nós estamos trabalhando com os aliados europeus e a Otan para responder imediatamente, com unidade e determinação”, disse Draghi em comunicado.

Roma convocou hoje de manhã o Conselho de Defesa para avaliar a situação. Por outro lado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros comunicou que Roma “condena firmemente a grave agressão”, contra a Ucrânia.

Na Macedônia do Norte, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Bujar Osmani, condenou também os ataques russos contra a Ucrânia, acrescentando que “Skopje está com Kiev neste começo de guerra”.

A Macedônia do Norte é membro da Otan e nas últimas semanas mobilizou soldados para os países bálticos.

No mesmo sentido, o primeiro-ministro da República Tcheca, o conservador Petr Fiala, considerou o ataque militar lançado pela Rússia contra a Ucrânia “ato absolutamente injustificável”, que tem de desencadear reações da UE Europeia e da Otan. “Infelizmente aconteceu o pior”, disse Fialia no Twitter. Ele convocou reunião do Conselho de Segurança do país.

Agência Brasil

Tags: ,

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.