Brasil vacinou 60% da população acima de 60 anos com a dose de reforço contra a Covid-19

Foto: Divulgação

Uma das prioridades nesta etapa da campanha da vacinação contra a Covid-19, a dose de reforço já chegou para mais de 60% da população acima de 60 anos. O percentual, alcançado nesta quinta-feira (3), corresponde a mais de 18 milhões de brasileiros que fazem parte deste público.

“A dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos, em especial em grupos de risco”, destaca o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

No total, esse público é composto de 30,1 milhões de pessoas, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), e é considerado prioritário para a imunização desde o começo da campanha.

O reforço pode ser aplicado em quem recebeu as duas doses de vacina, respeitando o prazo mínimo de quatro meses após a segunda aplicação. Para os brasileiros que se vacinaram com a dose única da Janssen, o reforço deve ser aplicado com intervalo entre 2 e 6 meses.

As vacinas utilizadas para a dose de reforço são, preferencialmente, da Pfizer ou, de maneira alternativa, as vacinas de vetor viral, Janssen ou Astrazeneca.

Leia, a seguir, o percentual de doses de reforço aplicadas, por faixa etária, a partir dos 60 anos:

  • 60 a 64 anos: 4,5 milhões (48%);
  • 65 a 69 anos: 4,4 milhões (60%);
  • 70 a 74 anos: 3,8 milhões (71% );
  • 75 a 79 anos: 2,5 milhões (71%);
  • 80 anos ou mais: 2,8 milhões (64%).

Para quem ainda não tomou a segunda dose, o Ministério da Saúde reforça a importância de se completar o ciclo vacinal. A recomendação é que a segunda dose pode ser aplicada mesmo após o prazo recomendado por cada laboratório.

Vacinação em números

Com mais de 407 milhões de doses distribuídas aos estados, a maior campanha de vacinação da história já protegeu mais de 163 milhões de pessoas com ao menos a primeira dose ou dose única. Aproximadamente 152 milhões de brasileiros já tomaram a segunda dose.

Nesta semana, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, deve concluir a distribuição de mais de 8 milhões de doses destinadas para a aplicação de reforço na população em geral.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.