Sindicatos de trabalhadores criticam decisão do governo de proibir demissão de não vacinados contra Covid-19

Proibição do governo cria “um ambiente de insegurança e desproteção sanitária”, diz nota conjunta. Foto: Divulgação

Uma nota conjunta assinada por lideranças de nove entidades de sindicatos de trabalhadores foi divulgada nesta terça-feira (2) criticando a portaria publicada pelo Ministério do Trabalho que proíbe a demissão ou não contratação de funcionários que não queiram se vacinar contra a Covid-19.

De acordo com as entidades sindicais, a proibição do governo cria “um ambiente de insegurança e desproteção sanitária”, e a obrigatoriedade da vacinação é baseada na responsabilidade de cada um com o coletivo, sendo, desta forma, uma ação democrática.

“Quando mais de 600 mil famílias brasileiras sofrem pela perda precoce de entes queridos para o Covid-19, o Ministério do Trabalho e Previdência lança a Portaria, retirando a obrigatoriedade de trabalhadores tomarem a vacina contra a Covid-19 e, assim, criando um ambiente de insegurança e desproteção sanitária”, afirma a nota.

“Neste sentido, o TST e o ministério público do Trabalho recomendam a obrigatoriedade da vacinação, o STF decidiu, em 17/12/2020, que a exigência do comprovante vacinal está prevista na Constituição e o Código Penal determina em seu art. Art. 132, pena de detenção de três meses a um ano a quem expõe a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente”.

A nota é assinada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força Sindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Sindical CSP-Conlutas, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Pública Central do Servidor e a Intersindical Central da Classe Trabalhadora.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.