07/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prefeitura publica edital de chamada pública de itens da agricultura familiar para o cardápio da merenda escolar

Publicado em 23 de outubro, 2021

A entrega das propostas deve ser feita na sede da Subsecretaria de Infraestrutura e Logística, bairro Flores, durante o horário comercial, até o dia 16 de novembro. Foto: Divulgação/Alex Pazzuello/Arquivo Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abriu edital de chamada pública nº 001/2021, publicado na edição nº 5.209 do Diário Oficial do Município (DOM), a fim de receber e selecionar projetos de vendas para aquisição de 36 itens de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, para enriquecer o cardápio da merenda escolar e garantir a segurança alimentar dos 250 mil alunos da rede municipal de ensino.

A entrega das propostas deve ser feita na sede da Subsecretaria de Infraestrutura e Logística, localizada na rua Anhanduí, bairro Flores, zona Centro-Sul, durante o horário comercial, até o dia 16 de novembro.

Documentos

Essa é a primeira fase desse processo, em que os proponentes devem apresentar em um envelope lacrado os documentos (original e cópia); prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); o extrato da DAP Jurídica para associações e cooperativas, emitido nos últimos 60 dias; cópia do Registro Geral, Cadastro de Pessoa Física e comprovante de residência do representante legal do Grupo Formal. A lista completa dos documentos está descrita no edital.

A sessão pública de abertura dos respectivos envelopes está prevista para o dia 17 de novembro, às 9h30 no auditório da Subsecretaria de Infraestrutura e Logística. Para manter os cuidados e prevenção ao Covid-19, fica condicionada a presença de apenas um representante dos grupos formais e empreendedores da base familiar rural.

Os documentos serão analisados pela Comissão de Chamada Pública, que receberá e selecionará os projetos de venda apresentados conforme os requisitos exigidos no edital. O contrato terá vigência de 12 meses, contados da data de assinatura do termo de contrato.

Mário Jorge Oliveira de Paula, presidente da Comissão de Chamada Pública, explica que essa iniciativa trará benefícios para os estudantes e aos agricultores. “Com chamamento público da agricultura familiar iremos garantir a segurança alimentar das crianças, por meio da diversificação da alimentação, com frutas, legumes e verduras, além de movimentar e fomentar a economia dos pequenos e médios agricultores de Manaus”, afirmou.

Lei

Os recursos financeiros para aquisição dos produtos são repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A lei que rege essa disposição, a de nº 11.947/2009, determina que, no mínimo, 30% dos recursos disponibilizados pelo programa devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.