19/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Juizado Especial realiza mutirão de audiências preliminares para agilizar processos

Publicado em 29 de setembro, 2021

Juizado Especial realiza mutirão de audiências preliminares para agilizar processos

O 1.º Juizado Cível e Criminal da Comarca de Manacapuru está realizando nesta semana um mutirão de audiências preliminares em processos que tratam de crimes de trânsito; desrespeito às medidas sanitárias relativas à covid-19; queixas-crime; danos simples; lesão corporal e ameaça. De acordo com a unidade,160 audiências preliminares foram marcadas para o período e estão acontecendo de forma presencial, com as devidas medidas de prevenção contra a covid-19, incluindo o uso de máscaras, de álcool em gel, salas de audiências equipadas com telas acrílicas, entre outros.

A realização do mutirão tem a finalidade de normalizar a pauta de audiências, nos termos da Lei n.º 9099/95 (dos Juizados Especiais), considerando que houve dificuldades para a realização destas no período da pandemia da covid-19. Iniciado na segunda-feira (27/09), o período de esforço concentrado seguirá até sexta-feira (01/10), com audiências em intervalos de 15 minutos, sendo realizadas duas por horário.

Juizado Especial

O juiz Fábio César Olintho de Souza, titular do 1.º Juizado Especial Cível e Criminal de Manacapuru, destaca que os Juizados Especiais possuem como um de seus vetores a celeridade e a conciliação entre os envolvidos.

“Atento a isso, designamos uma semana com audiências preliminares (demandas criminais) para este período de 27 de setembro a 1.º de outubro e de audiências de conciliação (demandas cíveis), a serem realizadas no período de 19 a 21/10/2021, justamente para promover andamento nos processos que estavam paralisados devido à pandemia”, disse o magistrado. Ele explicou que várias partes não detinham os meios tecnológicos necessários para participarem de audiências virtuais, o que retardou o trâmite dos processos. “Porém pretendemos com o esforço dos servidores, estagiários e magistrados diminuir ou encerrar os conflitos o quanto antes dentro das nossas possibilidades”, acrescentou Fábio Olintho.

O juiz destacou e agradeceu a participação de todos os envolvidos nos trabalhos que viabilizaram a realização dos mutirões, desde os funcionários e servidores do Juizado, passando pelos oficiais de justiça e os Correios, indo até os advogados, membros do Ministério Público e partes processuais. “A Justiça é construída por vários atores e sem a cooperação de todos, as brigas perpetuam-se e corroem relações e vínculos”, afirmou o magistrado.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.