08/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Após atuar na linha de frente contra o novo coronavírus, fisioterapeuta trabalha no projeto ‘RespirAR’

Publicado em 25 de setembro, 2021

A fisioterapeuta Ellen Moraes trabalhou em um hospital de campanha de Manaus, de janeiro a junho de 2020, e agora trata de pacientes com sequelas da Covid-19. Foto: Divulgação/Mauro Neto/Faar

O projeto RespirAR – que tem como objetivo tratar as sequelas deixadas pela Covid-19 – já reúne histórias, tanto de pacientes quanto dos profissionais de Saúde que atuam na iniciativa. É o caso da Ellen Moraes, 31, que esteve na linha de frente de combate ao novo coronavírus e hoje atua no projeto do Governo do Amazonas, coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

A fisioterapeuta trabalhou em um hospital de campanha de Manaus, de janeiro a junho de 2020, e enfatiza o novo papel desempenhado por meio do RespirAR. “Eu me sinto honrada em poder dar continuidade ao atendimento aos pacientes. Nós criamos um vínculo no hospital e poder incentivar a atividade física é superimportante para a saúde”, disse.

Emocionada, Ellen relembra momentos difíceis ao destacar a importância da fisioterapia aos acometidos pela Covid-19. “Tenho uma avó de 81 anos e tive que abdicar da família para lidar com pacientes infectados. Mas é muito gratificante, me sinto muito honrada em ter sido útil naquele momento e agora estar fazendo parte da equipe de combate aqui no RespirAR”, afirma.

A equipe do RespirAR no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola é formada por 14 profissionais. Foto: Divulgação/Mauro Neto/Faar

Equipe

Ellen Moraes integra a equipe formada por 14 profissionais, sendo oito fisioterapeutas e seis educadores físicos, além de quatro estagiários, que atuam no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

O espaço é um dos Centros de Convivência, Policlínicas e Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis) em que o RespirAR oferece atendimento em fisioterapia e atividade física visando a reabilitação cardiopulmonar. Atualmente, o Padre Pedro Vignola conta com 75 pacientes.

“Nós formamos um time e é isso que nos propomos a fazer: incentivar esses pacientes no retorno às suas atividades”, completa Ellen.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.