David Almeida comemora a marca de mais de 2 milhões de doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19

Manaus superou a marca de 2 milhões de doses aplicadas de vacina contra a Covid-19 após apenas dois meses da comemoração da marca de 1 milhão. Foto: Divulgação/Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida, celebrou, nesta terça-feira (31), a superação da marca de 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, aplicadas na capital, após apenas dois meses da comemoração da marca de 1 milhão, o que demonstra a celeridade e o comprometimento da gestão com a campanha de imunização.

“Mais um dia de festa para Manaus, marco este que comemoramos com esses guerreiros, a quem devemos muita gratidão, pois diariamente trabalham na Saúde e pelo bem da população. Também sou grato ao povo da nossa cidade, a cada manauara que entendeu a importância de se vacinar, e com isso Manaus é uma das cidades mais imunizadas do Brasil. Nós precisamos de seis meses para chegar a 1 milhão de doses, e de dois meses para chegar em 2 milhões, elevando assim nossos índices de imunização”, destacou David Almeida.

O prefeito marcou a celebração em um evento com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e demais parceiros e voluntários da campanha.

Para a titular da Semsa, Shádia Fraxe, as vacinas são, além de imunizantes, doses de amor e esperança. “É sensação de dever sendo cumprido com sucesso e responsabilidade, mas temos que enfatizar a importância da manutenção do distanciamento social, uso de máscara, lavagem das mãos e uso de álcool em gel constantemente, mesmo com a vacina. Aproveito para lembrar, com muito respeito, as pessoas que não puderam tomar esse imunizante, pois morreram antes da chegada da vacina”, comentou.

O prefeito marcou a celebração em um evento com a participação de representantes da Semsa e demais parceiros e voluntários da campanha. Foto: Divulgação/Semcom

Aplicação simbólica

De maneira simbólica, ocorreu a aplicação da dose de número 2 milhões, durante o evento, em uma das voluntárias que têm trabalhado na campanha de imunização.

“Eu me sinto muito emocionada, porque foi uma surpresa, e eu peço que vocês venham se vacinar, tem muitos postos de imunização em todas as zonas de Manaus. Seja primeira ou segunda dose, procurem se vacinar, tragam seus filhos, seus netos, é a melhor coisa que você faz para sua saúde e de todo nosso povo”, disse Grécia Aires.

Foto: Divulgação/Semcom

Segunda dose

David Almeida acrescentou que a campanha segue acelerada, agora com foco na aplicação da segunda dose, para assegurar que todos estejam com o esquema vacinal completo, e Manaus possa alcançar a meta de dobrar a porcentagem de imunizados, de 33% para 66%, assim aproximando a capital de uma nova realidade.

“Nós temos pouco mais de 32% de pessoas imunizadas, e vamos avançar. Queremos dobrar esse percentual para que possamos começar a liberar e ampliar as questões referentes às restrições na nossa cidade”, relembrou David Almeida, referindo-se ao decreto municipal nº 5.122/2021, que instituiu a “Comissão Especial de Organização de Eventos Festivos no Município de Manaus”, para atuação após a imunização de 70% da população.

Quantitativo

De acordo com o Vacinômetro municipal (vacinometro.manaus.am.gov.br), de 2.020.615 de doses aplicadas até o final desta terça, 1.456.400 são de primeiras doses, 539.145 são segundas doses e outras 25.035 são de doses únicas. Os números demonstram que 82% da população vacinável (acima de 12 anos) já recebeu ao menos uma dose da vacina e que 33% já estão com o esquema vacinal completo.

“Esses percentuais estão acima da média nacional”, afirmou a secretária da Semsa, Shádia Fraxe, para quem os resultados positivos se devem ao uso de estratégias que facilitam o acesso à vacina, à resposta da população ao chamado para aderir à imunização e também à dedicação dos gestores, técnicos e parceiros envolvidos na organização, execução e monitoramento da campanha de vacinação.

O prefeito de Manaus ressaltou o aumento do envio de doses dos imunizantes para a capital, todas por parte do governo federal, por meio do Ministério da Saúde, que foi preponderante para que essas metas fossem alcançadas, como é o caso dos 2 milhões de doses.

“Quero parabenizar a todos os servidores empenhados na vacinação, que estão nos fazendo cumprir essas metas, e também destacar o envio de mais doses para atendermos às demandas da população”, finalizou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.