
Astronautas da missão da SpaceX e Nasa voltam à Terra. Foto: Divulgação
Chegaram à Terra na manhã de hoje (2), na costa da Flórida, nos Estados Unidos, os quatro astronautas da missão da Space X e da Nasa, a agência espacial norte-americana.
Depois de 160 dias no espaço, a tripulação deixou a Estação Espacial Internacional a bordo da cápsula Resilience, em um voo que durou aproximadamente seis horas e meia.
Os astronautas norte-americanos foram os primeiros a participar de missão operacional de uma empresa privada, dirigida pelo magnata Elon Musk, em novembro. A tripulação – formada por Mike Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker da Nasa e Soichi Noguchi, da Jaxa (agência espacial do Japão) – foi lançado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, em 15 de novembro de 2020, impulsionado por um foguete SpaceX, o Falcon 9.
A cápsula espacial também transporta congeladores científicos, com amostras de pesquisas realizadas em gravidade zero. A cápsula do retorno foi apelidada de “Resilience” pela tripulação.
Esta é a primeira missão regular a regressar à Terra feita pela Space X. A missão fazia parte da parceria público-privada incipiente da Nasa com a SpaceX, a empresa de foguetes fundada em 2002 por Musk, que também é CEO da fabricante de carros elétricos Tesla Inc.