09/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Astronautas da missão da SpaceX e Nasa voltam à Terra

Publicado em 02 de maio, 2021

Astronautas da missão da SpaceX e Nasa voltam à Terra

Astronautas da missão da SpaceX e Nasa voltam à Terra. Foto: Divulgação

Chegaram à Terra na manhã de hoje (2), na costa da Flórida, nos Estados Unidos, os quatro astronautas da missão da Space X e da Nasa, a agência espacial norte-americana.

Depois de 160 dias no espaço, a tripulação deixou a Estação Espacial Internacional a bordo da cápsula Resilience, em um voo que durou aproximadamente seis horas e meia.

Astronautas

Os astronautas norte-americanos foram os primeiros a participar de missão operacional de uma empresa privada, dirigida pelo magnata Elon Musk, em novembro. A tripulação – formada por Mike Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker da Nasa e Soichi Noguchi, da Jaxa (agência espacial do Japão) – foi lançado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, em 15 de novembro de 2020, impulsionado por um foguete SpaceX, o Falcon 9.

A cápsula espacial também transporta congeladores científicos, com amostras de pesquisas realizadas em gravidade zero. A cápsula do retorno foi apelidada de “Resilience” pela tripulação.

Esta é a primeira missão regular a regressar à Terra feita pela Space X. A missão fazia parte da parceria público-privada incipiente da Nasa com a SpaceX, a empresa de foguetes fundada em 2002 por Musk, que também é CEO da fabricante de carros elétricos Tesla Inc.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.