
Maria Lima da Silva estava com 60% dos pulmões comprometidos quando deu entrada na unidade de saúde. Ela não precisou ser intubada. Foto: Divulgação/Arthur Castro/Secom
Após sete dias de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por causa da Covid-19, Maria Lima da Silva, de 92 anos, recebeu alta nesta sexta-feira (16), do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. A idosa estava com 60% dos pulmões comprometidos e 40% em alto processo de infecção, quando deu entrada na unidade de saúde.
Maria Lima da Silva já passou por um procedimento cirúrgico para colocação de ponte de safena e já venceu um câncer de colo do útero. “Eu ganhei uma grande vitória. Graças a Deus fiquei boa, mas também não vou facilitar”, afirmou.
Sob a supervisão de um infectologista, o tratamento teve início em casa, mas o auxílio de oxigênio foi necessário e Maria teve que ser transportada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para o 28 de Agosto, onde recebeu reforço no tratamento.
A paciente ficou sob os cuidados da equipe médica e de enfermeiros do hospital, que fizeram a aplicação e monitoramento da medicação para o controle do avanço do vírus. A idosa não precisou ser intubada, o que deixou a família dela mais calma.
A filha de Maria, Lene Bastos, disse que em nenhum momento perdeu a fé e agradeceu o empenho da equipe. “Foi doloroso pra gente. Passamos por uma situação difícil, mas não desisti e não vou desistir da minha mãe. Para mim, depois de Deus é ela. E sempre vou cuidar da minha mãezinha com muito amor”.

O tratamento da idosa teve início em casa, mas o auxílio de oxigênio foi necessário e ela teve que ser levada para a unidade de saúde. Foto: Divulgação/Arthur Castro/Secom
A diretora do HPS 28 de Agosto, Júlia Marques, comenta que, mesmo com toda a capacitação da equipe e toda a estrutura que o Governo do Estado proporcionou para receber esses pacientes acometidos de Covid-19, a população precisa manter os cuidados. “A pandemia não acabou. Continue usando máscaras e álcool em gel, e evite aglomeração”, alertou.
Veja mais notícias em Cidade