10/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prevenção contra entrada da mosca-da-carambola no Amazonas é reforçada

Publicado em 14 de abril, 2021

A mosca-da-carambola está presente em Roraima, no Pará e no Amapá, e ataca manga, goiaba, tomate, acerola, laranja e carambola, entre outras espécies. Foto: Divulgação/Adaf

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) vai ampliar os esforços visando evitar a entrada, no Estado e em outras unidades federadas, da praga quarentenária presente mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae). Representantes da autarquia e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) se reuniram nesta terça-feira (13) para discutir, à luz da legislação vigente, estratégias e procedimentos preventivos contra a praga.

Recentemente, sete municípios do estado de Roraima foram declarados área sob quarentena para a mosca-da-carambola. Por meio da Portaria nº 273, publicada no Diário Oficial da União em 17 de março, o Mapa declarou quarentena para a praga nas cidades de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Normandia, Uiramutã, Pacaraima e Boa Vista. Portanto, está proibida a saída de frutos hospedeiros da praga a partir desses municípios.

A mosca-da-carambola tem 8mm de comprimento, tendo a parte superior do tórax de cor escura e o abdome amarelo, com listras pretas que se encontram formando um “T”. Suas asas são levemente amareladas e translúcidas. A espécie ataca mais de 30 espécies, como manga, goiaba, tomate, acerola, pimenta-de-cheiro, laranja e carambola, entre outras. Representa grande ameaça econômica ao Brasil, com potencial para inviabilizar a fruticultura nacional. Está presente em Roraima, no Pará e no Amapá.

Barreira de vigilância

A Adaf e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr) mantêm, desde 2017, uma Barreira de Vigilância Agropecuária (BVA) conjunta na Vila de Jundiá, município de Rorainópolis (RR), onde realizam a fiscalização dos veículos que trafegam entre os estados. Além de inspecionar as cargas, os fiscais agropecuários orientam os passageiros a respeito do transporte de frutos hospedeiros da mosca-da-carambola.

Com o novo status fitossanitário em Roraima, Adaf e Mapa discutem medidas para reforçar os procedimentos de fiscalização na barreira de Jundiá, com vistoria ainda mais rigorosa, associada a ações de educação sanitária para conscientizar condutores e passageiros sobre a importância de não transportar espécies hospedeiras da praga.

Patrimônio vegetal

O diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, classifica a troca de ideias entre as instituições como extremamente oportuna e necessária. “Vamos melhorar e intensificar as ações de prevenção a essa praga em parceria com as demais instituições para garantir a proteção do nosso patrimônio vegetal e colaborar para a não disseminação para outras unidades federadas”, disse. Uma nova reunião ocorrerá na próxima semana para alinhar as ações que serão desenvolvidas também em parceria com a Aderr.

Ao longo de 2020, a Adaf também realizou ações de educação sanitária junto às empresas de ônibus que transportam passageiros entre Manaus e Boa Vista, com distribuição de material técnico-educacional, fixação de cartazes e conscientização de condutores, passageiros e demais colaboradores.

Denúncias

Qualquer suspeita de ocorrência da praga no estado do Amazonas deve ser imediatamente comunicada aos órgãos responsáveis. Informações e denúncias podem ser reportadas à Gerência de Defesa Vegetal da Adaf pelos números (92) 99390-1750 e 99292-0692, ou diretamente à Superintendência Federal da Agricultura no Amazonas pelo número 0800 704 1995.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.