Cabo da PM faz vaquinha para comprar e doar bicicleta para menino lavador de carros

À esquerda, a velha bicicleta de Lucas Vinicius, e o rapaz de 15 anos com o presente que ganhou dos policiais. Foto: Divulgação

A solidariedade tomou conta do coração do cabo da Polícia Militar (PM) do Amazonas, R. Mendonça, quando planejou um “vaquinha” entre os PM’s da 9ª Companhia Interativa Comunitária, para conseguir recursos e comprar uma bicicleta para o jovem lavador de carros Lucas Vinicius da Silva, de apenas 15 anos.

Tudo começou quando R. Mendonça e seu parceiro de ronda deixaram a viatura em um lava-jato, nas proximidades do Distrito Integrado de Polícia (DIP), para que o veículo fosse higienizado. Ao se deparar com uma pequena bicicleta velha encostada no canto, o cabo questionou a quem pertencia.

Logo os colegas de Lucas informaram que a “magrelinha” seria do mesmo menino que, por ventura, estava ajudando a lavar a viatura que os PMs utilizam no serviço.

Improvisos

A bicicleta estava cheia de improvisos: os pedais quebrados, a corrente usada para impulsionar a bike caía com frequência, o freio era a borracha da sandália havaiana usada pelo menino. E mesmo assim, com essas e outras dificuldades, o adolescente usava o veículo para ir e voltar do trabalho, todos os dias.

Lucas é morador da comunidade Novo Reino. O lava-jato está localizado no bairro Sao José, na Grande Circular. A determinação pelo trabalho e a honestidade do garoto impulsionaram o oficial R. Mendonça a promover a ação benevolente.

O valor arrecado foi de R$ 750. Bastou pouco menos de dois dias para que os cabos R. Mendonça, Macdonald e Klebert Cruz e o sargento Frandielson pudessem juntar o dinheiro.

A vaquinha para comprar a bicicleta para Lucas foi organizada pelo cabo da PM R. Mendonça. Foto: Divulgação

Brincadeira

No dia da entrega, uma pequena brincadeira foi realizada. O cabo questionou se o menino havia lavado a viatura e se tinha visto algum objeto dentro do xadrez. Assustado com questionamento, Lucas disse que não. Enquanto se dirigiam até a porta da carroceria da viatura, o menino era indagado pelo PM.

No momento em que a do porta do carro foi aberta, a surpresa: uma bicicleta novinha em folha. Lucas se emocionou, abraçou R. Mendonça e o agradeceu.

R. Mendonca disse ter sentido na história de Lucas sua própria história. Assim como o menino, o cabo foi criado apenas pela mãe que trabalhava arduamente para trazer o sustento para dentro de casa e auxiliar nos estudos.

“Na idade dele, eu era doido para ter uma bicicleta. Aí, eu o vi ele naquela situação e me vi praticamente na obrigação de fazer alguma coisa. Eu estava numa posição de aproveitar a oportunidade que Deus estava me dando”, destacou R. Mendonça.

As imagens viralizaram e logo a ação dos policiais militares da 9ª Cicom ganhou destaque nas redes sociais.

Veja o vídeo do momento em que Lucas ganha a bicicleta:

Reportagem de David Batista

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *