Zezinho Corrêa intubado, David Assayag em UTI e Leonardo Castelo saindo da Covid-19

Zezinho Corrêa intubado

Zezinho Corrêa intubado e David (esquerda) sob observação, podendo receber o mesmo procedimento. Os dois, cantores de maior sucesso com toadas de boi bumbá, enfrentam a Covid-19

A pandemia de Covid-19 chegou aos cantores amazonenses. Zezinho Corrêa, líder da Banda Carrapicho, recebeu a intubação orotraqueal. David Assayag está em UTI, em estado grave, sob observação, podendo também ser intubado a qualquer momento.

Zezinho e David estão internados no hospital da Samel no Boulevard Álvaro Maia, antigo Prontocord. O local funciona com duas UTIs para Covid-19, uma com 20 leitos e outra com 16.

Curioso é que os dois são os cantores de maior sucesso, nacional e internacional, nas toadas de boi bumbá. Zezinho interpreta “Tic-Tic-Tac”, de Braulino Lima, uma explosão mundial regravada em inúmeros idiomas. E David gravou, com Fafá de Belém, o supersucesso “Vermelho”, de Chico da Silva.

“David está desconfortável, respirando com dificuldade e a intubação vai depender da evolução clínica, mas não está descartada”, disse uma fonte médica que o visitou.

O “Rei” do Garantido, para o qual acaba de retornar, que era “Imperador” no Caprichoso, até ano passado, sentiu os sintomas da Covid-19 e foi diagnosticado em Parintins. De lá, em UTI Aérea, foi transferido para o hospital da Samel, em Manaus, segunda (04/01).

 

Boas notícias

Outros dois cantores também contraíram o coronavírus. Márcia Siqueira, a “Rosa Vermelha” do Garantido, que integra o quadro de quatro levantadores de toadas oficiais do bumbá, está se tratando em casa. Ela ainda não precisou de internação.

O levantador de toadas Leonardo Castelo, que precisou fazer traqueostomia, diante do quadro grave, já decanulou (retirou o tubo do procedimento). O cantor pulou a fogueira e já está muito perto de receber alta.

A proximidade da alta de Leonardo traz alento para os demais, que ainda enfrentam a fase aguda da doença. Ele tem gravado vídeos, com a voz quase totalmente recuperada, o que é um excelente sinal. “Quem faz traqueostomia ou sofre intubação orotraqueal pode comprometer as cordas vocais, que são fundamentais para cantores. Mas parece que o hospital está sabendo lidar com isso e recuperado bem os profissionais que se tornaram pacientes”, disse uma especialista, ouvida pelo portal.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.