Zezinho CorrĂȘa intubado, David Assayag em UTI e Leonardo Castelo saindo da Covid-19

Zezinho CorrĂȘa intubado

Zezinho CorrĂȘa intubado e David (esquerda) sob observação, podendo receber o mesmo procedimento. Os dois, cantores de maior sucesso com toadas de boi bumbĂĄ, enfrentam a Covid-19

A pandemia de Covid-19 chegou aos cantores amazonenses. Zezinho CorrĂȘa, lĂ­der da Banda Carrapicho, recebeu a intubação orotraqueal. David Assayag estĂĄ em UTI, em estado grave, sob observação, podendo tambĂ©m ser intubado a qualquer momento.

Zezinho e David estão internados no hospital da Samel no Boulevard Álvaro Maia, antigo Prontocord. O local funciona com duas UTIs para Covid-19, uma com 20 leitos e outra com 16.

Curioso Ă© que os dois sĂŁo os cantores de maior sucesso, nacional e internacional, nas toadas de boi bumbĂĄ. Zezinho interpreta “Tic-Tic-Tac”, de Braulino Lima, uma explosĂŁo mundial regravada em inĂșmeros idiomas. E David gravou, com FafĂĄ de BelĂ©m, o supersucesso “Vermelho”, de Chico da Silva.

“David estĂĄ desconfortĂĄvel, respirando com dificuldade e a intubação vai depender da evolução clĂ­nica, mas nĂŁo estĂĄ descartada”, disse uma fonte mĂ©dica que o visitou.

O “Rei” do Garantido, para o qual acaba de retornar, que era “Imperador” no Caprichoso, atĂ© ano passado, sentiu os sintomas da Covid-19 e foi diagnosticado em Parintins. De lĂĄ, em UTI AĂ©rea, foi transferido para o hospital da Samel, em Manaus, segunda (04/01).

 

Boas notĂ­cias

Outros dois cantores tambĂ©m contraĂ­ram o coronavĂ­rus. MĂĄrcia Siqueira, a “Rosa Vermelha” do Garantido, que integra o quadro de quatro levantadores de toadas oficiais do bumbĂĄ, estĂĄ se tratando em casa. Ela ainda nĂŁo precisou de internação.

O levantador de toadas Leonardo Castelo, que precisou fazer traqueostomia, diante do quadro grave, jĂĄ decanulou (retirou o tubo do procedimento). O cantor pulou a fogueira e jĂĄ estĂĄ muito perto de receber alta.

A proximidade da alta de Leonardo traz alento para os demais, que ainda enfrentam a fase aguda da doença. Ele tem gravado vĂ­deos, com a voz quase totalmente recuperada, o que Ă© um excelente sinal. “Quem faz traqueostomia ou sofre intubação orotraqueal pode comprometer as cordas vocais, que sĂŁo fundamentais para cantores. Mas parece que o hospital estĂĄ sabendo lidar com isso e recuperado bem os profissionais que se tornaram pacientes”, disse uma especialista, ouvida pelo portal.

Veja também
ComentĂĄrios

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *