* Com informações de Lissandro Windson
O Campeonato Amazonense de Futebol Profissional, que chega à 97ª edição, começa dia 16 de fevereiro, às 15h, no estádio do Sesi, com o clássico Rio-Nal, em comemoração aos 100 anos de Rio Negro e Nacional. Todos os clubes estão em plena preparação, buscando formação de comissão técnica e elencos, com a promessa de recursos que o Governo do Estado pretende buscar junto à iniciativa privada. Confira o panorama de todos os envolvidos na disputa:
Nacional
O atual campeão do Amazonas mudou a presidência, trazendo de volta o empresário Mário Cortez, e acena com gás financeiro. Contratou o técnico, Vilson Taddei, acostumado ao clima competitiva do interior paulista, onde atuou como jogador e treinador de times como o Guarani de Campinas.
A base da equipe do ano passado retornou, como os atacantes Leonardo e Charles e os goleiros Jairo e Dida. Entre as novidades, os destaques são o meia Danilo Rios e o atacante Felipe. Este último fez dupla de sucesso com Charles, quando atuaram juntos no Penarol de Itacoatiara e no América.
O Nacional disputará, além do Campeonato Estadual, a Copa do Brasil. Também inclui em sua preparação o segundo semestre, quando estará no Campeonato Brasileiro da Série D. No ano em que completou 100 anos de existência, a torcida exige títulos e acesso à Série C.
Fast Clube
A diretoria fastiana manteve oito jogadores do elenco de 2012. Destaque para o meia Michel Parintins, ídolo da torcida. Apostando num novo tipo de trabalho, a comissão técnica é comandada pelo experiente Cláudio Marques, que foi ídolo do Coritiba, nos anos 70, como jogador, e bicampeão pelo Sinop-MT, já como técnico. O treinador trouxe cinco indicações, como o meia Mateus Muller, o polivalente Aroldo e o atacante Laércio, que disputou a Copa Libertadores de 2004, defendendo o Coritiba (PA). O Tricolor de Aço espera o quebra o jejum de 41 anos sem títulos.
O Fast disputará, como o Nacional, a 24ª edição da Copa do Brasil.
Penarol
O bicampeão de Itacoatiara aposta na estrela do experiente Aderbal Lana como técnico da equipe, na busca do tricampeonato estadual. Lana levou o Nacional ao 8º lugar do Campeonato Nacional de 1986 e o São Raimundo ao vice-campeonato da Série C de 1999, tendo conquistado o tricampeonato da Copa Norte pela mesma equipe.
No Penarol, onde está desde as últimas rodadas da Série D de 2012, o técnico dessa vez começará desde o inicio o seu trabalho dirigindo o Leão da Velha Serpa. O elenco foi quase todo reformulado para a disputa.
São Raimundo
Tentando voltar aos tempos áureos, de 1999 a 2006, quando disputou as Séries C e B do Campeonato Brasileiro, e também conquistou o Tricampeonato da Copa Norte, o Tufão da Colina trouxe o técnico Eduarda Clara, que chegou trazendo uma base de atletas oriundos do interior de São Paulo.
Sul América
O Trem da Colina faz a sua preparação no interior de Minas Gerais, onde o técnico Oscar Conrado começa a definir o elenco para a disputa da competição. O Sul América retorna a elite após o descenso, em 2011.
EC Tarumã
O Lobo do Norte está sediado no município de Borba e espera motivar a terra que tem Santo Antônio como padroeiro, quando nos dias de jogos no estádio Gerdilson Bentes, o Dil.
O técnico português Fernando Lage (o mesmo que levou o Iranduba ao vice-campeonato da Taça Manaus, em 2012), já treina o elenco, em Borba, e promete surpreender os ¨grandes¨ quando estes forem atuar no Município.
O Lobo do Norte, é uma das equipes caçulas do Campeonato Amazonense, em 2013.
Princesa do Solimões
O Tubarão de Manacapuru conta com apoio total da prefeitura e tem na sua torcida um dos triunfos para, no mínimo, repetir a excelente campanha do estadual passado, quando foi vice-campeão da Taça Amazonas.
O técnico Marcos Piter (Marquinhos) é talvez o único técnico do Campeonato Estadual nascido na mesma cidade do clube que dirige. Ele aposta em jogadores experientes, como Nando e Joiner, que vêm do Fast. Mas a diretoria apresentou na última semana o zagueiro Alan, vindo da equipe do Noroeste (SP).
Rio Negro
O tradicional Barriga-Preta tem no comando o bom técnico Iane, ex-goleiro do clube, que sabe montar uma equipe, mesmo tendo poucos recurso. No ano do seu centenário, o Galo da Praça da Saudade promete este ano voltar aos bons tempos, com vitória e título.
O novo presidente do clube, Thales Verçosa, experiente e trazendo a bagagem de ter administrado inclusive a Federação Amazonense de Futebol (FAF), promete fazer mudanças que renovem o clube e tirem a imagem de coadjuvante, dos últimos anos.
Holanda
A Laranja do Rio Preto da Eva é a única equipe que ainda não definiu o seu técnico. Nessa semana foi confirmado o retorno do experiente lateral Marcos Pezão, que atuou no elenco vitorioso do São Raimundo. O presidente Paulo Radim promete novidades.
Iranduba
Após o bom trabalho na equipe do América, em 2010, o técnico Sérgio Duarte já passou pelo comando do Fast Clube, Sul América, Holanda e agora chega ao Hulk do Iranduba. Ele foi jogador do Nacional e passou várias temporadas no futebol português, antes de retornar à cidade e assumir a função de treinador.
Duarte está selecionando o seu elenco e promete incomodar, assim como em 2012, as tradicionais equipes da capital que atravessarem a ponte.