07/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Nicolau dividido por saúde do pai e campanha, na reta final da busca de votos

Publicado em 16 de novembro, 2020

Nicolau dividido por saúde do pai

Nicolau dividido por saúde do pai, Luiz Fernando (foto), que faleceu de Covid-19 nesta segunda (16/11)

O deputado estadual Ricardo Nicolau, na reta final do 1º Turno, se dividiu entre saúde do pai e campanha eleitoral. Luiz Fernando Sarmento Nicolau, que faleceu hoje (16/11), piorou há 15 dias. O filho e administrador da Samel, Luís Alberto Nicolau, que se desdobrou em toda a pandemia e mergulhou na campanha, também se voltou para o pai. Isso explica, em grande parte, o 4º lugar de Ricardo, atrás de Zé Ricardo.

Luiz Fernando, um dos primeiros médicos neurologistas do Amazonas, virou um protetor do interior, com a antiga Clínica Samel. Hoje, em pleno 2020, o interior ainda não tem nenhuma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O tomógrafo, aparelho indispensável para cirurgias de cabeça, principalmente em acidentes de trânsito, é aparelho raro. Imagine então como era na década de 1970, quando ele lançou a empreitada.

Em Parintins, o jogador de futebol Élcio, conhecido como Cupido, centroavante artilheiro do Sul América, sofreu um acidente de moto. Foi para o hospital e os médicos avisaram familiares e amigos que não podiam fazer nada lá. Ele teria que ser transportado para Manaus. Luiz Fernando, como dizia, “assumiu a bronca”, cuidou dele em Manaus e o devolveu aos parintinenses e ao futebol. É apenas um dos muitos casos em que agiu.

 

Brigão

A fama de turrão e brigador surgiu quando Luiz Fernando encarou o então governador Amazonino Mendes. Ele tinha sido secretário estadual de Saúde e foi substituído pelo chefe.

O Governo do Estado não tinha a mesma estrutura de órgãos fiscalizadores de hoje. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) repetia em muito o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), depois extinto, acumulando processos, o que favorecia os políticos.

Luiz Fernando encarou a briga, totalmente desigual, na mídia. Amazonino, repetindo Gilberto Mestrinho, mandava em todas as latitudes. Só anos depois é que Umberto Calderaro se tornou o segundo a enfrentá-lo, com o jornal A Crítica, no auge da força institucional.

Ricardo Nicolau e Beto Nicolau não davam um passo sem ouvir o pai. Hiram Nicolau, que não disputou a reeleição de vereador, da mesma forma. Os três, vendo-o doente e conhecendo o risco de morte rondando o patriarca, abandonaram a concentração na campanha da Prefeitura.

O ex-vice-presidente da Assembleia Legislativa, ex-secretário estadual de Saúde e ex-deputado federal não será velado. O protocolo de Covid-19 impede isso. Mas Luiz Fernando Nicolau tem recebido enxurrada de manifestações, via mídias sociais, enaltecendo a trajetória dele.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.