Estudantes de Barreirinha lançam livro sobre ‘Terra Preta do Limão’ com organização de Basílio Tenório

Obra resgata fatos históricos do distrito de Terra Preta do Limão. Foto: Clemente Valente/Prefeitura de Barreirinha

Estudantes de Barreirinha lançaram, na noite de sábado (24/10), um livro que conta a história do Distrito de Terra Preta do Limão, no Amazonas. A obra foi organizada pelo professor e historiador Basilio Tenório, que já tem sete livros publicados, e teve o prefácio escrito pela professora-doutora Marilene Corrêa da Silva Freitas, referência em obras sobre o pensamento social na Amazônia.

O evento contou com a presença de autoridades locais e regionais e recebeu apoio da Prefeitura Municipal de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente (Semctram) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O ‘Livro Terra Preta do Limão – Sua história segundo o olhar dos alunos do Ensino Médio na Escola Estadual Júlio César da Costa’ é uma obra literária escrita e pesquisada por estudantes da unidade de ensino. O distrito de Terra Preta do Limão fica a cerca de 10km em linha reta da sede do município de Barreirinha. Ao contar a história da localidade, a obra retrata fatos do passado que contribuíram para a construção do município de Barreirinha.

A obra foi organizada pelo professor e historiador Basilio Tenório. Foto: Clemente Valente/Prefeitura de Barreirinha

Iniciativa da Escola Estadual Júlio César da Costa, o projeto é composto pelos estudantes Emily Baraúna, Erik Jordão, Neleize Ribeiro, Mariana Vieira, Suziane Cordovil, Anallu Cordovil, Elton Baraúna, Wellygton Baraúna, Erineide Lopes, Wendell Baraúna, Cristian Cruz, Eneas Conceição. Os alunos cursam o primeiro ano do ensino Médio.

“Pra mim é uma honra enquanto estudante fazer parte dessa história e principalmente por ajudar a contar a história da minha terra”, disse a aluna Emily Baraúna .

Lançamento ocorreu nesse sábado. Foto: Clemente Valente/Prefeitura de Barreirinha

O professor Tenório destacou a importância histórica da obra e afirmou que os estudantes já podem se considerar escritores e escritoras barreirinhenses. “Todos estão de parabéns pela pesquisa e pela determinação de querer contar a origem de Terra Preta”, disse o historiador.

A obra contou com a colaboração da professora-doutora Marilene Correa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que escreveu o prefácio.

O livro já está à venda, pelo preço de R$ 30.

Veja mais fotos do evento de lançamento do livro:

Foto: Clemente Valente/Prefeitura de Barreirinha

Foto: Clemente Valente/Prefeitura de Barreirinha

Foto: Clemente Valente/Prefeitura de Barreirinha

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.