21/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Navegar é preciso – viajar mais que preciso

Publicado em 28 de novembro, 2012

Se com a força do pensamento alcançamos lugares  impensáveis, imagine com todas as oportunidades de  preço, promoções e vantagens, onde podemos chegar, que lugar do Planeta é possível conhecer.

Viajar é mais que uma escolha. É a liberdade recheada de prazer e cultura. É a vida pedindo passagem para novos conhecimentos e novas aventuras.

Minha primeira viagem foi aos 21 anos. Com quatro amigas compramos passagem até Belém e de lá fomos para Fortaleza, Recife, Salvador, Brasilia e Rio de Janeiro. De ônibus. Uma verdadeira aventura,  com muita disposição e  coluna no lugar. Fazer esses trechos de avião era improvável. Voltei até Brasília de ônibus e de lá juntei o que restou e completei a volta para Manaus. Não havia mais resistencia física nem financeira. Fim de férias e da aventura.

A segunda viagem foi de lua de mel e primeira viagem internacional. Outra grande aventura. Para poder viajar, pedi demissão do emprego estável e, para comprar as passagens, vendemos alguns bens, incluindo o primeiro vídeo-cassete da família com controle remoto com fio – era a sensação do momento, adquirido através do consórcio entre amigos, prática comum  à época para poder comprar “os eletrônicos” da ZFM. Foi uma das melhores viagens que já fizemos, com muitas histórias e novidades. É um capítulo à parte, que escreverei um dia.

E, assim, fomos conhecendo outros lugares e aprendendo novos modus vivendi.

Com o nascimento dos filhos, pudemos desfrutar de viagens na companhia deles e, mesmo pequenos, aprenderam a aprender com as viagens e a expressar suas expectativas e perspectivas.  Não  sei se já inventaram outro modo mais fácil de aprender…

Viajar é, sem sombra de dúvida, uma oportunidade única de conhecer, aprender e comparar. Não é à toa que mais e mais opções de estudos e trabalhos são oferecidos em outros continentes, onde, em um curto espaço de tempo, existe a possibilidade de aprender um novo idioma, aprender novas culturas e aprender novas práticas .

Os desafios parecem  fáceis de enfrentar, quando a visão de mundo  se estabelece olhando além do horizonte,  sabendo que temos que ter o orgulho local, mas a visão tem que ser global. O amadurecimento, o conhecimento, o despreendimento, o entendimento das pessoas que tem oportunidade de uma experiencia fora do seu lugar são essenciais. O ideal seria que todos pudessem ter esse tipo de oportunidade. O sacrifício, a renúncia e o apoio  são partes do processo.

O importante é estar preparado para aproveitar as oportunidades e ter a coragem de vivenciá-las em toda a sua profundeza e  riqueza que ela irá oferecer.

Viajar é mais que preciso.. é uma experiencia única e inigualável.  Experimente.

Veja mais notícias em Colunas
Autor
Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova Nogueira é advogada e assistente social, com MBA em Gestão de Pessoas (FGV-ISA...

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.