AM adia volta dos cinemas para 1˚/9. Teatros e circos retornam no mesmo dia

AM adiou a volta dos cinemas para 1˚/9. Foto: Divulgação

O Governo do Amazonas adiou a volta dos cinemas, que tinham previsão para reabrir nesta segunda-feira (6/7). A nova data é 1˚ de setembro. No mesmo dia, também serão permitidas as atividades dos teatros e circos. O Teatro Amazonas e outros espaços culturais do Estado já voltaram a funcionar no último fim de semana.

Em 27 de maio, quando divulgou o plano de reabertura gradual em quatro ciclos, o governo estadual estipulou que os cinemas poderiam reabrir nesta segunda, 6 de junho – data que marcou o início do 4˚ ciclo. No entanto, o Executivo estadual condicionou a liberação da atividade a reavaliações do comitê criado para acompanhar os casos do novo coronavírus no Amazonas.

No último domingo (5/7), o Governo do Amazonas divulgou alterações no decreto estadual nº 42.330, de 28 de maio de 2020. Agora, os cinemas poderão reabrir daqui a aproximadamente dois meses.

A partir das 7h do dia 1˚ de setembro, estará permitira a reabertura dos cinemas, teatros e circos. “Desde que respeitada a lotação máxima de 50% da capacidade de público”, enfatizou o governo.

Espaços culturais e de exposições

A partir de 1˚ de setembro, também podem ser retomadas as atividades no âmbito de convenções comerciais e feiras de exposições.

Neste caso, deve ser obedecido o limite de 40% da capacidade do local do evento e ainda, respeitado o limite máximo de 100 pessoas no local, bem como o cumprimento das orientações de distanciamento e higiene.

Turismo de pesca

Na mesma data, estará facultado o retorno do turismo de pesca e de atividades em quadras, clubes de dança e espaços para jogos de futebol, tais como, campo, society, salão e areia, jogos de voleibol, basquetebol, handebol e outras modalidades de esporte coletivo. Também serão permitidos pebolim, tênis, tênis de mesa, sinuca e esportes de combate.

Monitoramento

No último domingo, o Governo do Estado disse que continua a monitorar os indicadores da Covid-19 na capital e no interior, avaliando dados como curva de incidência do novo coronavírus e ocupação da rede de assistência à saúde.

Ontem (04/07), o boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) apontou que Manaus voltou a não registrar confirmação de óbito por Covid-19 em 24 horas, o que já havia ocorrido no dia 24 de junho. A letalidade no Amazonas também permanece em queda, tendo saído de 8,9%, no dia 19 de abril, para 3,4% no último sábado.

A autorização para o funcionamento dos estabelecimentos, conforme cronograma, poderá ser revista, a qualquer tempo, em caso de descumprimento das medidas e condições estabelecidas nas normas aplicáveis ou ainda com base em indicadores técnicos: disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínicos, a taxa de transmissão do vírus, a ocorrência de novos casos e demais dados epidemiológicos. Estes indicadores estão estabelecidos no artigo 5˚ do Decreto n˚ 42.330, de 28 de maio deste ano.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *