30/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

TCE promove webconferência para discutir desmatamento e queimadas na Amazônia

Publicado em 29 de junho, 2020

TCE promove webconferência para discutir desmatamento e queimadas na Amazônia

TCE promove webconferência para discutir desmatamento e queimadas na Amazônia. Divulgação/TCE-AM

No próximo dia 17, a partir das 9h (horário de Manaus), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizará a primeira webconferência para discutir o desmatamento e as queimadas na Amazônia com especialistas renomados, entre eles Carlos Nobre, um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz do ano de 2007.

A webconferência faz parte de uma série de ações iniciadas pelo TCE em fevereiro deste ano, após a criação de um comitê interinstitucional com os órgãos ambientais para definir metas e ações no combate aos desmatamentos e incêndios florestais na Amazônia.

TCE promove

“Estamos no centro da floresta amazônica e não podemos presenciar essa crescente nos dados sobre desmatamentos e queimadas sem nos posicionarmos a respeito. Além das ações de controle, iremos discutir a temática com especialistas renomados, pesquisadores e autoridades locais. O TCE-AM está fazendo a sua parte e quer, de forma pedagógica, contribuir com as discussões para trilharmos um caminho que nos levará ao fim deste cenário”, afirmou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello.

Entre os participantes da webconferência estão o ex-diretor do  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão; o meteorologista, pesquisador e ganhador do Nobel da Paz, Carlos Nobre; e o pesquisador e biólogo, Ismael Nobre.

A webconferência será transmitida ao vivo pelo Youtube do TCE-AM com tradução simultânea em Inglês e Espanhol, além da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Evento

O evento está sendo coordenado pelo presidente do TCE, conselheiro Mario de Mello, e pelo conselheiro Júlio Pinheiro – responsável pelas ações ambientais da Corte de Contas.

“Em função dos dados históricos de queimadas na região Amazônica, é de fundamental importância que o TCE dê continuidade às ações do Comitê Interinstitucional promovendo, neste momento, essa webconferência com especialistas do mais alto gabarito para chamarmos a atenção para estas problemáticas”, afirmou o conselheiro.

Também participarão das discussões o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro da Paraíba Fábio Nogueira, e o secretário de Meio Ambiente do Amazonas (Sema), Eduardo Taveira.

“Sou Eco”

Durante a webconferência será apresentado o aplicativo “Sou ECO”, do TCE-AM, desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA); e a Plataforma Interativa ATLAS ODS Amazonas, desenvolvida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O “Sou ECO” é um aplicativo para smartphones que possibilita que cidadãos encaminhem denúncias de crimes ambientais ou sobre a má prestação de serviços públicos diretamente ao Tribunal com fotos e possibilidade de georreferenciamento.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.