
Marcelo apela a Josué e Wilson, em carta, pedindo que os dois abram mão das divergências e lutem juntos contra o coronavírus. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
O deputado federal Marcelo Ramos (PR-AM) enviou carta ao governador Wilson Lima e ao presidente da Assembleia Legislativa, Josué Neto. Propõe um pacto para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, unindo o Amazonas.
Wilson foi o primeiro indicado como vice na chapa de Marcelo, em 2016, quando concorreu à Prefeitura de Manaus. Ele foi substituído na chapa justamente por Josué Neto. “Temos que fazer um pacto contra o inimigo comum, o coronavírus”, disse o deputado federal.
Josué tem sobre a mesa três pedidos de impeachment contra Wilson Lima. Ele acabou de admitir o primeiro, requerido pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam).
Impeachments são processos longos. Podem levar à cassação do mandato do governador. Mas fariam com que o chefe do Executivo atravessasse toda a crise da pandemia dividido entre ações coletivas e a própria defesa. De um lado a crise real, com mortos sendo enterrados em valas coletivas, alguns falecidos em casa. Do outro lado, parlamentares discutindo a retirada do governador. Ou articulando acordos sobre como isso se daria ou, ainda, para evitar que aconteça.
Marcelo lembra os problemas relatados, de forma cada vez mais comum, pelos profissionais de saúde. “Faço apelo à união das bancadas federal e estadual, prefeitos e governador, por um pacto pela vida”, diz na carta.
“Estendo minhas mãos e minha capacidade de trabalho. Sei que vocês são bons homens. Vamos transpor as dificuldades juntos. Aproveito para chamar todos os prefeitos, demais poderes e órgãos e a imprensa. Vamos compor um pacto contra os efeitos sanitários, econômicos e sociais do coronavírus. Tudo indica que maio será o mês do pico de contaminação“, afirma, na carta.
“Precisaremos do melhor de todos nós. As diferenças, que porventura existam entre nós, que sejam intransponíveis, podem ficar para depois. Agora é hora de, juntos, ajudarmos a salvar todas as vidas possíveis. Nosso desejo de servir ao Amazonas, certamente, é muito maior. O Amazonas precisa de todos nós”, conclui.
Veja, abaixo, o vídeo com o apelo de Marcelo Ramos:
Veja mais notícias em Geral