
O doutor António Nóvoa é professor catedrático e reitor honorário do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foto: Divulgação
A segunda edição da roda de conversa ‘Diálogos Formativos’ terá como convidado o doutor António Nóvoa, professor catedrático e reitor honorário do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O encontro vai ao ar na próxima quarta-feira (15/4), a partir das 12h, nos canais 2.2, 2.3 e 2.4, da TV Encontro das Águas. O tema desta semana será ‘Alunos on-line e professores off-line: os desafios da escola e do professor no cenário de mudanças do século 21’.
A atividade é realizada pelas secretarias de Estado de Educação e Desporto, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), e Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Desenvolvimento dos Profissionais do Magistério (DDPM).
A roda de conversa tem duração de 40 minutos. Quem não conseguir acompanhar o ‘Diálogos Formativos’ ao vivo, terá nova oportunidade, também na quarta-feira, a partir das 16h10, no canal 2.5 da TV Encontro das Águas. Esta edição contará, ainda, com a participação da professora Wilmara Monteiro, especialista em Informática e Educação e Educação a Distância; e da professora e diretora do Cepan, Ana Lucena, que ficará responsável por mediar o debate.
Com a parceria firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, integrando as programações do projeto ‘Aulas em Casa’, a roda de conversa é voltara para atender professores das redes estadual e municipal de Educação; que, além de acompanhar, podem interagir nas transmissões.
De acordo com Ana Lucena, especialistas discutirão sobre o reflexo da tecnologia na Educação. “Neste encontro, o objetivo é debater sobre essa mudança que, como pontua Nóvoa, já deveria ter acontecido na escola, mas que, agora, pelo contexto que se impõe, vai precisar de coragem para mudar e abertura para pensar novos processos de aprendizagem com o advento da revolução digital”, afirmou a diretora do Cepan.
A chefe da DDPM, Rita Esther de Luna, explicou que a perspectiva é de que, cada vez mais, professores, pedagogos, diretores e todos os envolvidos com a Educação participem das ações propostas pelas secretarias. “Nesta edição, teremos a oportunidade de receber o professor António Nóvoa para discutir conosco sobre possibilidades de mudança na Educação. Para nós, é uma experiência única de diálogo e de renovação de ideias”, destacou Rita.
Possuidor de um pensamento apurado e atento aos desafios do mundo da Educação na contemporaneidade, o professor António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa é doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e História Moderna e Contemporânea (Paris 4-Sorbonne). Ele é, ainda, autor de mais de 150 publicações, entre livros, capítulos e artigos, editados em 12 países.
Já a professora Wilmara Monteiro é especialista em Informática e Educação pela Universidade Estadual do Pará (Uepa); Educação a Distância pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro, em parceria com o Exército Brasileiro; e Design Instrucional pelo Centro Universitário Senac São Paulo. Atualmente, ela é diretora do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), na Secretaria de Estado da Educação e Desporto.
Fora as transmissões nos canais abertos da TV Encontro das Águas, os estudantes e professores das duas redes podem ter acesso aos conteúdos das rodas de conversa pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no canal do projeto ‘Aula em Casa’, no YouTube.
Veja mais notícias em Geral