15/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Presidente do TCE confirma concurso para este ano e anuncia criação de procuradoria jurídica

Publicado em 29 de março, 2020

Desejo do presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, é realizar o concurso público até o fim deste ano. Foto: Divulgação/TCE-AM

O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Mario de Mello, confirmou que o concurso do órgão vai ser realizado neste ano. Durante live no Instagram, neste domingo (29), ele também disse que o tribuna vai ter a sua própria Procuradoria Geral Jurídica. O edital do concurso que está sendo preparado será voltado para os profissionais do Direito e terá vagas para outras áreas de nível superior.

“Já conversei com o governador Wilson Lima e ele irá enviar para a Assembleia [Aleam] um projeto para alterar a Constituição do Estado e autorizar a criação da Procuradoria Jurídica no Tribunal de Contas”, explicou o conselheiro Mario de Mello.

Atualmente, o TCE-AM é representado judicialmente pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), mas a iniciativa do presidente do tribunal prevê a criação de uma Procuradoria Jurídica própria. A partir da criação da estrutura organizacional será realizado um concurso público, previsto para até o final deste ano, com cargos para procuradores e auxiliares.

O concurso público já anunciado pelo TCE-AM que será conduzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) abrangerá as vagas para Procuradoria Jurídica e para demais cargos de nível superior.

De acordo com a Lei nº 4.743/18, modificada pela Lei nº 5.053/19, a estimativa é de que sejam ofertadas vagas para auditor técnico de controle externo – auditoria governamental, auditor técnico de controle externo – auditoria de obras públicas, auditor técnico de controle externo – tecnologia da informação; e auditor técnico de controle externo – Ministério Público de Contas.

Vagas

Durante a live, o presidente do TCE-AM reafirmou a realização do concurso público para provimento de cargos no tribunal e deu uma estimativa de número de vagas.

“Continue estudando! Nossa expectativa é um concurso para, no mínimo, 150 vagas, mas temos uma demanda de 304 servidores. Além de realizar o concurso, irei nomear todos na minha gestão ainda. Não há força humana que me faça retroceder”, disse.

Segundo ele, a previsão é que as provas sejam realizadas no final deste ano ou até o início de 2021. “Tenho muita fé em Santa Clara e, se Deus quiser, iremos realizar o concurso ainda este ano. Meu compromisso e meu objetivo é fazer este concurso este ano”, afirmou o conselheiro Mario de Mello.

Home office

Desde 20 de março, o TCE-AM suspendeu as atividades presenciais por 15 dias e passou a atuar em home office por conta da pandemia do novo coronavírus. A suspensão terminaria no dia 4 de abril, mas deve ser reavaliada, segundo o presidente.

“Iremos avaliar a prorrogação da suspensão dos trabalhos presenciais por mais 15 dias em decorrência de tudo que temos visto e ouvido a respeito do pico do contágio do novo coronavírus. Então, é possível que no dia 4, após avaliarmos o cenário nacional e do Amazonas, a suspensão das atividades presenciais seja prorrogada por mais 15 dias”, explicou o conselheiro Mario de Mello.

Assim como a suspensão dos trabalhos presenciais, os prazos processuais foram adiados e estão regulamentados em Portarias publicadas no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do TCE-AM.

Veja mais notícias em Concursos Públicos/Emprego

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.