
Novo decreto da Prefeitura de Manaus determina que o pagamento da tarifa de ônibus seja efetuado prioritariamente por meio eletrônico, com a utilização de cartão inteligente, o smart card, em no máximo três meses. A informação consta no Decreto nº 4.649, na edição do Diário Oficial de Manaus (DOM) desta segunda-feira (18).
A previsão da Prefeitura era em novembro iniciar o pagamento somente por cartão. No final de setembro, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, assinou o Decreto nº 4.587, de 19 de setembro, que determinava a nova regra. A medida acabou não vigorando para este mês.
Desta vez, o prefeito revogou o Decreto nº 4.587 e estipulou que a regra de pagamento por smart card seja implantada no prazo de até 90 dias, a contar da publicação do novo decreto (18 de novembro). Ou seja, o prazo máximo para unificar o tipo de pagamento é 18 de fevereiro de 2020.
Motivos
Entre os motivos para unificar o tipo de pagamento em cartão inteligente, a Prefeitura cita a necessidade de tomar medidas que permitam maior segurança aos usuários e trabalhadores do sistema de transporte coletivo de Manaus.
Outra explicação é sistematizar o pagamento das tarifas e as medidas que permitam a maior transparência no fluxo de receitas do sistema, que passa por intervenção financeira.