
MAP tem voos cancelados e com pane após anunciar suspensão de operações; passageiros ficam sem informações. Foto: Divulgação
Após anunciar a suspensão de operações nas cidades de Porto Trombetas (PA), Coari e Eirunepé, um voo da MAP Linhas Áereas, de número 5934, deste sábado (19), com destino a Eirunepé e escala em Tefé, foi cancelado após os passageiros esperarem mais de 8 horas no aeroporto internacional Eduardo Gomes.
No dia seguinte, domingo (20), a aeronave embarcou para Eirunepé por volta das 4h, mas segundo relatos de passageiros, teve uma pane e só seguiu viagem de Tefé para Eirunepé mais de três horas depois. Passageiros também estariam isolados em Carauari e houve cancelamento de um voo para Parintins.
MAP tem voos cancelados
A reclamação de passageiros é que não foram avisados com antecedência das mudanças e sobre a possibilidade de ficarem retidos em cidades após voarem com a companhia.
A suspensão dos voos temporariamente vale a partir desta segunda-feira (21). A medida, conforme a empresa, se faz necessária até que sejam realizadas as adequações dos referidos aeroportos quanto a requisitos operacionais exigidos, a cargo de cada uma das administrações aeroportuárias. Em razão desta mudança da malha, ficam também suspensos temporariamente os voos em Tefé.
Em nota, a Infraero esclarece que o aeroporto de Tefé está homologado pela Anac e atende a todos os critérios de segurança para receber operações comerciais de aeronaves como o ATR-43, ATR-72 e o Embraer E195 – os mesmos utilizados pelas companhias aéreas que atualmente operam no aeroporto, Azul e MAP.
Infraero
Dessa maneira, a decisão de suspender operações nesse aeroporto, administrado pela Infraero, compete exclusivamente à empresa aérea em questão, visto que a estrutura existente está de acordo com as normas operacionais e de segurança do órgão regulador.
Uma empresa do Pará, a Mineração Rio Norte, em comunicado interno do início deste mês, informou estar suspendendo usar a MAP como alternativa de transporte aéreo para entrada e saídas na região, em razão de segurança. A mineradora tem sede em Oriximiná e planta no Porto Trombetas.
Procurados pela reportagem, até a edição desta matéria, nem a MAP nem a Infraero deram retorno sobre as ocorrências de voos atrasados e cancelados.
Pane seca em outubro
No início do mês, dia 1, informações do The Aviation Herald davam conta de que o CENIPA havia classificado como “falta de combustível” o incidente grave em que um avião ATR-72 da companhia aérea MAP teve os dois motores apagados durante um pouco em Itaituba, no Pará.
Porém ainda não se sabia se havia faltado combustível nos tanques, ou se a falta de combustível se deu apenas nos motores por algum problema de fornecimento entre os tanques e os motores.
Deixe um comentário