20/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Escola ribeirinha é reformada e ganha rampa de acesso para alunos cadeirantes

Publicado em 23 de agosto, 2019

Escola

Foto: Altemar Alcantara / Semed

Manaus já tem a primeira unidade de ensino com acessibilidade da zona ribeirinha, no rio Negro (a 70 quilômetros da capital). A escola municipal Estrela da Manhã, na comunidade Nova Canaã, foi reformada e ampliada e ganhou uma rampa de acesso para atender alunos cadeirantes e com dificuldade de locomoção. A unidade foi entregue nesta quinta-feira (22) pela Prefeitura de Manaus.

Além dela, as escolas Figueiredo Pimentel, da comunidade Lindo Amanhecer, e Santo Antônio, do Monte Sinai, também passaram por reformas e ganharam poço artesiano. As três unidades, que beneficiarão ao menos 200 alunos, receberam a visita da titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, vereadora Professora Jacqueline e da titular da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio.

“A gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto pactua um só objetivo, que é a melhoria da qualidade de aprendizagem das crianças e, aos poucos, estamos conseguindo envolver também a sociedade como um todo nesse processo. Claro que isso implica em várias mudanças, como uma infraestrutura adequada, mas é importante que a comunidade também se envolva e auxilie nesse trabalho. Esse momento é de celebração com a inauguração de dois poços artesianos, ampliação de uma escola e a construção de uma rampa que promove acessibilidade para as pessoas com dificuldade de locomoção”, comentou Kátia.

Estrutura

A escola Estrela da Manhã ganhou uma nova sala de aula e passou a ter capacidade para atender mais de 80 alunos, enquanto a escola Figueiredo Pimentel recebeu um poço tubular, uma estrutura da caixa d’água e abrigo para o poço, além de pintura. A unidade de ensino conta com 27 alunos, da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental. Já a unidade do Santo Antônio passou por uma reforma e pintura geral, além de receber um poço artesiano. Na escola são atendidos 52 alunos, nas modalidades de educação infantil e do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

“O prefeito Arthur Neto é um homem que já passou pelo Poder Legislativo. Então, à frente do Executivo municipal, ele que viveu essa experiência, reconhece exatamente a importância do Legislativo para uma cidade, Estado ou país. É esse olhar de parceria e de respeito que nós vemos todos os dias na gestão do prefeito e isso possibilita que os vereadores, que representam a cidade, levem até o Executivo as necessidades das comunidades, como fez a vereadora Professora Jacqueline”, comentou Conceição Sampaio.

A construção dos poços artesianos foi realizada por meio da emenda parlamentar da vereadora e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Professora Jacqueline.

“A gente tem a preocupação em conhecer as necessidades da população e os moradores das comunidades mais distantes ainda bebem água do rio e nós precisamos proporcionar a essas pessoas o mínimo de dignidade. Com a construção desses poços, mais de 40 famílias serão beneficiadas, espero que eles valorizem e cuidem desse poço, que é para eles”, declarou a vereadora.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.