16/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Rebecca articula Câmara Federal para aprovar MP que prorroga incentivos da Sudam para ZFM

Publicado em 10 de julho, 2012

Uma votação que ocorre nesta quarta-feira (11/07), por volta de 9h, no plenário da Câmara Federal, é fundamental para o futuro do Polo Industrial de Manaus (PIM). Trata-se da Medida Provisória (MP) 563/2012, enviada ao Congresso Nacional pela presidente Dilma Rousseff e aprovada por comissão mista (Câmara e Senado) que teve como relatores a deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM) e o senador Romero Jucá (PMDB-RR). “Os incentivos da Sudam ao PIM, que encerram dia 31 de dezembro deste ano, são prorrogados por essa MP. Estamos mobilizando a casa para votá-la”, disse Rebecca.

Rebecca Garcia terá que fazer plantão no plenário e tirar todas as dúvidas de parlamentares contrários à MP do Bem, que prorroga os incentivos fiscais da Sudam às indústrias estabelecidas em Manaus

A proposta, conhecida como MP do Bem, traz incentivos à produção de smartphones no Brasil e prejudicava a Zona Franca, mas a deputada garante que o problema foi equacionado. “Conseguimos, após muita negociação, encontrar uma fórmula para não prejudicar o Amazonas”, afirma.

Rebecca, que é vice-líder do governo federal, está mobilizando parlamentares para garantir a aprovação porque muitos estão em campanha para prefeito, em suas cidades, dificultando o quórum exigido para a votação. Ela própria era candidata a prefeita de Manaus até o dia 29/06, véspera do último prazo para convenções, quando desistiu da disputa.

A MP prevê incentivos ao crescimento da indústria brasileira. Chegou ao Congresso há mais de dois meses, para análise de comissão mista, composta por deputados federais e senadores, criada especialmente para essa tarefa. Rebecca, relatora-revisora, revisou o relatório elaborado por Jucá.

Durante a votação, Rebecca será responsável por tirar as dúvidas dos demais deputados sobre o assunto explicando, entre outras coisas, porque o incentivo da Sudam é tão importante para o Amazonas. “É a Sudam que concede os incentivos do Imposto de Renda às indústrias instaladas em Manaus”, explica.

Veja mais notícias em Destaques

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.