Piloto relata pane elétrica em acidente; avião pousa de barriga e interdita pista

Piloto relata pane elétrica em acidente que avião pousou de barriga e interditou pista

Piloto relata pane elétrica em acidente que avião pousou de barriga e interditou pista

Uma pane elétrica, segundo um áudio da torre de controle do aeroporto internacional Eduardo Gomes, foi relatada pelo piloto do avião MAP Linhas Aéreas, de prefixo PR-MPN, neste sábado (15). A aeronave fez um pouso de emergência, de barriga, interditando a pista do aeroporto.

O avião tinha como destino a cidade de Carauari. Segundo o áudio, é citado que a pista ficou “impraticável por causa do acidente com aeronave pouso de barriga”. São 30 minutos de conversa entre a torre e piloto. Devido a pane elétrica, após o pouso de emergência, o avião ficou parado na pista, dependendo de suporte externo para sua remoção.

O piloto solicita retorno para o aeroporto, sendo informado que deverá retornar pelo lado direito, em razão de pane elétrica, mantendo a altura a 2.ooo pés. Na conversa, outras aeronaves ficam no aguardo de liberação da pista, informando a autonomia de voo. A Infraero ainda não confirmou se voos foram desviados de Manaus para Santarém, devido ao acidente.

Passageiros

Segundo áudios de passageiros a bordo do avião, a aeronave deu pane e retornou para a pista do aeroporto, fazendo o pouso de “barriga”. As equipes de segurança atuaram jogando espuma na pista, para evitar risco de incêndio. Não houve feridos, apenas passageiros nervosos, passando mal pelo susto e aparentemente uma mulher desmaiou.

O Corpo de Bombeiros também foi acionado para a ocorrência. Ainda conforme o áudio, a aeronave apresentou falha ainda sobrevoou pelo rio Negro, retornando à pista. Os bombeiros tem uma equipe que atua na Seção Contra Incêndio do aeroporto internacional.

MAP

A MAP Linhas Aéreas informa que, devido a um problema técnico, neste sábado, a tripulação do voo PR-MPN, que estava indo de Manaus para Carauari, precisou retornar e fazer um pouso de emergência, bem sucedido, no aeroporto Internacional Eduardo Gomes, ocasião em que não houve maiores incidentes.

De acordo com a empresa aérea, o piloto seguiu todas as normas padrão para o tipo de ocorrência, agindo corretamente e dentro dos procedimentos internacionais de segurança de voo.

Avião faz pouso

Segundo informações dos tripulantes, teria ocorrido uma falha no trem de pouso do avião. Carros de bombeiros e de emergência foram acionados para dar suporte durante o pouso.

Conforme sumário Estatístico do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que investigou 1.187 acidentes e 513 incidentes aéreos no Brasil ocorridos em uma década (de 2008 a 2017), entre os incidentes, falha com trem de pouso corresponde a 17,3% dos casos no período.

Problema no ar-condicionado ontem

Um aparente princípio incêndio no ar-condicionado do avião modelo ATR, prefixo PP-MPY, da Map Linhas Aéreas, obrigou retorno da aeronave a Manaus, ontem. Ela estava em pleno voo para Parintins.

O problema aconteceu num voo extra, que saiu às 14h30 da capital, rumo à sede do município.

Os passageiros foram retirados rapidamente do avião, após o pouso em Manaus. Um deles fotografou a fumaça saindo da porta da aeronave, de dentro do ônibus de transferência interna do aeroporto Eduardo Gomes.

No ar, no momento em que começou o fumaceiro, os passageiros passaram momentos de sufoco. Outro passageiro fotografou o interior do avião.

Esclarecimentos

A MAP Linhas Aéreas informa que solucionou, de maneira ágil, a falha no sistema de refrigeração da  aeronave com destino a Parintins e que os passageiros seguiram viagem normalmente.

A companhia reforça que segue os mais rígidos padrões de segurança, por isso mesmo qualquer intercorrência, apesar da não gravidade, leva à revisão imediata dos procedimentos.

Demanda aumenta

Os voos para a Ilha Tupinambarana aumentam, esta época, por conta dos preparativos para o Festival Folclórico. Em todos os fins de semana, até a Festa dos Bumbás propriamente dita, eles serão constantes. A procura tem obrigado diversas companhias, como a MAP, a fazerem voos extras para a cidade.

A MAP Linhas Aéreas tem muitos voos programados para Parintins, até o fim do mês e nos primeiros dias de julho.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *