
PM apreende 91 mantas de pirarucu fresco irregular em Tefé. Fotos: Divulgação
Noventa e uma mantas de pirarucu fresco foram apreendidas em caixas de isopor lacradas, no porto de Tefé (distante 325 quilômetros de Manaus), pela Polícia Militar, nesta quarta-feira (5).
A apreensão ocorreu no Dia Mundial do Meio Ambiente, durante abordagem de rotina da PM em duas canoas, no momento em que a carga seria embarcada em um barco de passageiros que tinha como destino Manaus.
Na ação foi preso Aquissi Gama da Silva, 47, o qual se identificou como o proprietário do pescado e apresentou uma guia de trânsito supostamente emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) para o transporte do pirarucu, para o total de 1.200 kg. As mantas, no entanto, não estavam com os lacres obrigatórios cujos números devem constar da autorização.
Sem a identificação, o transporte e a comercialização são ilegais. A polícia vai encaminhar o documento para verificar se o mesmo não foi objeto de fraude e falsificação, passando devidamente por perícia.
O pescado apreendido totalizou aproximadamente 1 tonelada, sendo também apreendidas 2 canoas com motores de popa e 11 caixas de isopor utilizadas para acondicionar o pescado ilegal.
O infrator foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia Interativa de Polícia de Tefé para as providências cabíveis. O pirarucu apreendido foi encaminhado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Tefé (Semma), para doação a instituições de caridade.
Veja mais notícias em Geral