
Foto: Arquivo/Agência Brasil
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realiza um mutirão para entrega de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) sem agendamento e emissão de Credencial para Vagas Especiais de Estacionamento, nesta quinta (9) e sexta-feira (10). A ação faz parte da programação alusiva ao Maio Amarelo, movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito.
A programação acontece das 8h às 20h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na Avenida Constantino Nery, nº 5.001, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. A entrega de CRLVs será feita das 8h às 18h.
Para receber o CRLV no local, o usuário deverá pagar as taxas de licenciamento (IPVA, Taxas do Detran-AM, Seguro DPVAT e multas, se houver, e outras taxas necessárias) com no mínimo 24 horas de antecedência. Proprietários de veículos com licenciamento em atraso não poderão receber o documento sem antes ter feito a vistoria veicular. Veículos com mais de 15 anos também precisam passar pela vistoria.
Além do pagamento das taxas, o usuário deverá apresentar os documentos necessários para a retirada do CRLV. A lista pode ser conferida no site do Detran-AM (www.detran.am.gov.br) – basta selecionar a guia “Carta de Serviços” e buscar as opções “Recebimento de CRLV”. Os usuários que realizarem agendamento para retirada do documento no local serão atendidos nos respectivos horários. A entrega do documento sem agendamento será feita das 8h às 18h, nos dias do evento.
Vagas especiais
O cartão que identifica o beneficiado para vagas especiais de estacionamento é específico para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e para pessoas com deficiência física, visual ou com síndromes. A emissão do documento na programação do Maio Amarelo será feita das 8h às 14h, nos dois dias do evento. A emissão do cartão é gratuita e feita em parceria com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).
Para obter o documento, emitido pelo Manaustrans, os idosos apresentam identidade, CPF e comprovante de residência. Pessoas com deficiência apresentam os mesmos documentos e, ainda, o laudo médico atualizado. Os beneficiados podem ainda ser representados por parentes identificados (identidade e CPF). Outras pessoas devem apresentar procuração.
Além da documentação, a iniciativa terá ações educativas para crianças e adultos, além de promover discussões envolvendo instituições públicas, privadas e a sociedade civil organizada para a promoção de um trânsito mais seguro.
Clubinho Honda
A Moto Honda da Amazônia vai disponibilizar o “Clubinho Honda”, um espaço voltado a crianças de 4 a 7 anos que reproduz uma cidade e seus principais elementos de trânsito. A instalação conta com brincadeiras lúdicas e educativas, além de monitores especializados que irão orientar as crianças.
Deixe um comentário