
Foto: Divulgação/Dnit
O ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, confirmou que 11 portos do interior do Amazonas serão reabertos, no período de três a seis meses. O anúncio foi feito quatro dias após a ida de uma comitiva de deputados estaduais à Brasília, na última semana.
De acordo com o ministro, 11 instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4) serão reabertas nos próximos meses. O início das operações em Beruri, Canutama, Itamarati, Guajará e Santa Isabel do Rio Negro devem ocorrer em três meses e as de Itacoatiara, Coari, Borba, Iranduba, Eirunepé e Novo Aripuanã serão reabertas em até seis meses. Já Barcelos e Lábrea estão em fase de licitação. O ministro afirmou que o Ministério da Infraestrutura está equilibrando o orçamento de manutenção e operação para fazer com que esses terminais “que são importantes e de relevância social para o interior do Amazonas” voltem a funcionar.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o Amazonas possui 67 instalações portuárias de pequeno porte, das quais 40 estão concluídas, oito ainda estão em obras e 19 portos previstos.
Comitiva
A comitiva foi liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD). Ele e os deputados Sinésio Campos (PT) e Roberto Cidade (PV) se reuniram com o ministro no dia 9 de abril e solicitaram a reestruturação dos portos, bem como providências para as estradas do Estado.
Na ocasião, o deputado lembrou que o Amazonas tem particularidades únicas, como períodos de cheia e seca intensa dos rios, fortes correntezas, com galhadas que já afundaram várias estruturas portuárias no interior. Por esse motivo, defendeu que as estruturas portuárias precisam ser adaptadas à realidade amazônica.
“Nós sabemos a importância que tem os portos para os nossos irmãos do interior, não apenas pela questão do deslocamento, mas para a economia dos municípios, escoamento da produção e melhoria da qualidade de vida de todos eles. Ficamos satisfeitos com o anúncio de reabertura dos nossos terminais hidroviários e continuaremos buscando o melhor para o nosso povo”, disse Josué.
Desmonte
Tarcísio fez a afirmação após ter anunciado, no mês passado, o desmonte da estrutura portuária do Amazonas, com demissões e suspensão de pagamentos de manutenção dos terminais hidroviários do interior. O ministro enfrentou críticas da bancada federal do Amazonas e de deputados estaduais.
No dia 3 deste mês, o ministro já havia dito que os 11 portos seriam reabertos, durante audiência pública na Câmara Federal. Na recente reunião com a comitiva do Amazonas, Freitas confirmou a reabertura.
Veja mais notícias em Política