06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Projeto proíbe nomeação de condenados pela Maria da Penha em cargos comissionados na CMM

Publicado em 03 de abril, 2019

Foto: Aguilar Abecassis/CMM

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (3), Projeto de Lei da Mesa Diretora que veda a nomeação em cargos comissionados e verba de gabinete de pessoas condenadas pela Lei Federal 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha.

A proposta da Mesa Diretora segue o que já foi adotado em diversas Câmaras Municipais pelo Brasil, que já aprovaram ou estão com o PL em andamento. De acordo com o presidente da Casa Legislativa, vereador Joelson Silva (PSDB), essa é uma lei que deve ser adotada em todos os órgãos públicos.

“Isso foi um compromisso que assumi como presidente deste parlamento e damos um grande exemplo para outros parlamentos e órgãos para que adotem essa prática de não contratar pessoas condenadas por crimes previstos na Lei Maria da Penha. Todos devem dar este exemplo e esta é uma excelente forma de mostrar que não compactuamos com a violência contra a mulher”, afirmou Joelson Silva.

Segundo o presidente da Casa Legislativa, apesar da lei, o número de casos relacionados à violência doméstica tem aumentado, o que é preocupante, por isso a necessidade de leis que possam penalizar ainda mais os agressores.

De acordo com a justificativa presente no PL, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de países que mais praticam violência contra as mulheres e, em Manaus, a cada dois minutos acontece um caso de agressão. Somente em 2018, foram registradas mais de 1.080 denúncias através do telefone 180, o que coloca o Estado em 16° colocado no País.

O PL, deliberado no Plenário Adriano Jorge, seguiu para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação com o número 106/2019.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.